Apresentação
O Projeto Ponto Nexus: Noites de Ciência, Cultura e Arte na Unifal promoverá a integração entre ciência, arte e cultura por meio de atividades extensionistas, apresentando duas grandes ações em 2025. Focado em explorar temas complexos da neurociência, como memória, sono e sonhos, o projeto criará experiências interativas que aproximam o público da ciência. A ação Museu Cultural utilizará concertos musicais iluminados, jantares temáticos e exposições para criar uma imersão sensorial e científica. Já a ação Noites Borgeanas, que fará parte da Semana Nacional do Cérebro 2025, aprofundará na ciência da memória e dos sonhos, conectando a obra de Jorge Luis Borges com a neurobiologia. Além disso, oficinas, debates e performances farão parte da programação, incentivando a troca de saberes entre público, artistas e cientistas. Essas iniciativas buscam despertar a curiosidade e fomentar o diálogo entre a universidade e a sociedade, tornando a ciência acessível de maneira criativa e engajada
Objetivos
Os objetivos do Programa Ponto Nexus: Noites de Ciência, Cultura e Arte na Unifal estão centrados na promoção da ciência e cultura de forma integrada e acessível, utilizando abordagens inovadoras e formatos interativos. Entre os principais objetivos do programa, destacam-se: i) Fomentar a integração entre ciência, cultura e arte ii) Inovar na divulgação científica iii) Promover o acesso ao conhecimento científico iv) Estimular o pensamento crítico e reflexivo v) Ampliar o impacto social da universidade vi) Criar novas oportunidades de aprendizagem e participação vii) Despertar o interesse pela ciência
Justificativa
O Projeto Ponto Nexus: Noites de Ciência, Cultura e Arte na Unifal foi pensado e estruturado pela necessidade de criar espaços que promovam a convergência entre diferentes áreas do saber, utilizando a arte e a cultura como meios eficazes para a disseminação do conhecimento científico. O projeto se propõe a responder à crescente demanda por formas de engajamento que sejam acessíveis, interativas e capazes de captar a atenção de públicos diversos, especialmente em um contexto onde a ciência muitas vezes pode parecer distante e inacessível para grande parte da população. Fomentar a integração entre ciência, cultura e arte é um dos pilares centrais do projeto. A ciência, muitas vezes apresentada de maneira técnica e exclusiva, encontra nas manifestações artísticas uma oportunidade de se tornar mais compreensível e envolvente. Ao integrar arte e ciência, o projeto cria pontes que facilitam a comunicação e promovem um diálogo mais dinâmico com o público, seja ele composto por discentes, TAEs, docentes ou a população de Alfenas. Linguagens acessíveis e cativantes, como o cinema, a literatura e a música, permitem que temas científicos complexos sejam digeridos e abordados de maneira mais envolvente, despertando o interesse e facilitando a compreensão por parte dos envolvidos. A inovação na divulgação científica é outro objetivo do projeto, em um mundo em que o formato tradicional de divulgação científica, pode não atingir uma audiência ampla, o uso de abordagens diferenciadas é essencial para cativar novos públicos. Por exemplo, a ação Museu Cultural explorará a exibição de atividades de divulgação científica em exposições permanentes do Museu de Memória e Patrimônio e História Natural, utilizando formatos interativos como música ao vivo, unindo música e ciência em um ambiente sensorial que promove a reflexão e o envolvimento. Serão realizados também eventos gastronômicos e performances literárias para tornar a ciência mais atraente e compreensível. Outro objetivo relevante é estimular o pensamento crítico e reflexivo. A ação Noites Borgeanas: Tecituras sobre Sonhos e Memórias na Poesia e no Cinema será um exemplo disso, ao integrar a literatura de Jorge Luis Borges com reflexões sobre a neurobiologia da memória, a passagem do tempo, o labirinto e os sonhos. O cinema e a poesia são recursos valiosos na comunicação científica, não apenas como ferramentas de entretenimento, mas como veículos poderosos para transmitir conceitos complexos de forma emocional. O uso do cinema, por exemplo, já foi explorado em diversas iniciativas de educação científica, proporcionando uma maneira acessível e emocionante de apresentar tópicos como a neurociência e a astrofísica a audiências diversas (McCallum, 2024). De forma similar, a poesia é uma linguagem universal que, ao ser combinada com ciência, pode criar experiências educacionais, como observado em programas que utilizam apresentações musicais em eventos científicos (Chappel & Muglia, 2023). Essas temáticas filosóficas podem ser conectadas com conceitos científicos, proporcionando aos participantes um ambiente de introspecção e questionamento, onde a ciência e a arte se entrelaçam para desafiar percepções e expandir horizontes através do cinema, da poesia e de performances literárias. Além disso, buscaremos ampliar o impacto da universidade fora dos seus muros, reforçando o papel da Unifal como um centro de produção e disseminação de conhecimento, e capacitando alunos e docentes da equipe do projeto em abordagens de inovação em divulgação científica, desafiando-os a realizar uma curadoria de filmes e poemas, roteiros artísticos e científicos e performances literárias. A necessidade de contar com bolsistas extensionistas nas ações ligadas ao projeto Ponto Nexus é inegável, pois a estruturação do projeto transcende a simples alocação de recursos, muitas vezes próprios, bem como a criação de cenários e ambientes planejados. Os bolsistas, nesse contexto, são o eixo vital para o desenvolvimento do projeto. Além dos bolsistas contribuírem para a implementação das ações, serão parte fundamental de uma verdadeira escola de divulgação científica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e Museus da Unifal, onde não só alunos de graduação, mas também da pós-graduação poderão participar desse esforço em inovar a divulgação científica na universidade, consolidando o Ponto Nexus como um espaço de aprendizado e prática, onde ciência e cultura se entrelaçam em um processo contínuo de alfabetização científica. Em resumo, o projeto justifica-se pela sua capacidade de promover a ciência de forma inclusiva, interativa e inovadora, ao mesmo tempo em que amplia o impacto social da universidade e fortalece o diálogo entre ciência, cultura e arte. O projeto contribuirá significativamente para a democratização do conhecimento, o estímulo ao pensamento crítico e o fortalecimento dos laços entre universidade e sociedade, alcançando públicos diversos e promovendo uma verdadeira integração de saberes.
Beneficiário
Público Externo: 300; Público Universitário (Docentes, TAES e Discentes): 300; Total: 600