Apresentação
O projeto de Extensão "Água é Vida" teve início em 2015, com a inauguração do setor de fisioterapia aquática. A partir desse marco, surgiu a ideia de expandir o projeto, inicialmente para atender à demanda da comunidade interna (servidores e técnicos administrativos), e posteriormente, estendendo-se à comunidade externa. A execução deste projeto promoverá a interação entre as comunidades interna e externa, fomentando o diálogo e a troca de saberes, substituindo a hegemonia acadêmica por uma aliança colaborativa com movimentos sociais, setores e organizações da sociedade. O objetivo central do projeto é estabelecer uma interação dialógica com a sociedade, contribuindo para a construção de um conhecimento integrado e coletivo, promovendo assim uma sociedade mais justa, ética e democrática.
Objetivos
- Determinar o nível de atividade física e a qualidade de vida: Avaliar o nível de atividade física dos participantes e seu impacto na qualidade de vida, tanto da comunidade interna (servidores, técnicos administrativos) quanto da comunidade externa. Esse acompanhamento permitirá a identificação de necessidades específicas e áreas de melhoria relacionadas à saúde física e bem-estar. - Promover orientações sobre a importância da atividade física para a saúde: Realizar ações educativas que enfatizem os benefícios da atividade física regular, destacando seu papel na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida. A ideia é incentivar hábitos de vida mais saudáveis e ativos entre os participantes. - Criar um ambiente de geração de conhecimento: Oferecer um espaço propício para a formação prática dos estudantes de graduação, permitindo que a teoria aprendida em sala de aula seja aplicada em contextos reais. Além disso, o projeto visa proporcionar à comunidade externa o acesso a informações e orientações qualificadas, promovendo a troca de saberes e a ampliação do conhecimento sobre saúde e bem-estar.
Justificativa
A inatividade física é o quarto fator principal de risco para mortalidade em todo o mundo (OMS) que acarreta o aumento do risco cardiovascular, obesidade, acidente vascular encefálico, diabetes, depressão e demência (Pratt et al., 2014; Blondell et al., 2014; Lee et al., 2012). A população em geral reduz a atividades físicas quer seja na forma de esportes ou na execução de atividades do dia-a-dia o que contribui para agravar o comprometimento do sistema musculoesquelético.
Beneficiário
Serão beneficiados pelas ações do Projeto comunidade interna e externa.