Apresentação
A Agência de Inovação propõe a criação de uma rede de inovação tecnológica para fortalecer e integrar o ecossistema de inovação da região. Essa rede de inovação deve promover a colaboração e inovação por meio da capacitação, transferência de tecnologia e fortalecimento do empreendedorismo, se tornando sustentável pela celebração contínua de parcerias estratégicas.
Objetivos
Objetivo geral Desenvolvimento de rede de ambientes de inovação tecnológica sustentável, integrando academia, poder público e privado por meio da capacitação, da transferência de tecnologia e do fortalecimento do empreendedorismo. Objetivos Específicos realizar o mapeamento da cultura de inovação na percepção das empresas, identificando aspectos-chave como intraempreendedorismo e adaptabilidade, gestão da inovação e engajamento no ecossistema. integrar e capacitar as entidades participantes do projeto, formando equipes empreendedoras comprometidas em solucionar os desafios identificados no mapeamento da cultura de inovação. Além disso, busca-se disseminar a cultura de inovação para academia, poder público e empresas, por meio de um programa de inovação aberta, que inclui capacitação, treinamentos, orientações e eventos, fortalecendo habilidades e conhecimentos das equipes envolvidas, estimulando a criatividade e o pensamento inovador. implementar mecanismos de inovação que estimulem a geração de ideias e soluções para os desafios identificados no mapeamento da cultura de inovação. Isso inclui a realização de programas de ideação e cursos de pré-incubação integrados às entidades participantes, proporcionando um ambiente propício à criatividade e ao desenvolvimento de ideias inovadoras. fortalecer o intercâmbio de conhecimento entre as entidades participantes por meio da criação de uma rede de incubação integrada. Através do fortalecimento de parcerias com programas governamentais, como o SEED, e com redes de apoio, como a RMI e a Anprotec pretende-se fornecer recursos, mentoria e oportunidades de negócios para as empresas incubadas, impulsionando seu crescimento e o desenvolvimento do empreendedorismo inovador.
Justificativa
Nos últimos anos, houve um crescimento exponencial na necessidade de se estimular a Inovação e o Empreendedorismo nos ambientes de ensino. A partir de 2016, foram realizados grandes investimentos em infraestruturas laboratoriais de variadas instituições de ensino e pesquisa no Brasil. O desenvolvimento de uma rede de inovação que integre as três entidades participantes justifica-se por agregar as potencialidades acadêmicas do NIT proponente e do ICTMG promotor de inovação com as de um HUB DE INOVAÇÃO privado com potenciais conexões com as empresas da região. Esta união fortalecerá a atuação destes ambientes de inovação através da troca enriquecedora de conhecimento e expertise, fomentando o ecossistema inovador de diferentes regiões de Minas Gerais, impactando especialmente os diferentes municípios de atuação destes três atores. A criação desta rede integradora de perfis diversos e regiões distintas de Minas Gerais vem de encontro não somente aos objetivos deste edital, como também ao movimento empreendedor e inovador fomentado pelo governo de Minas Gerais nos últimos anos. Em 2020, o governo de Minas Gerais realizou um importante estudo de levantamento pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) do ecossistema de inovação para obter um diagnóstico e promover o potencial de integração de cada sub-região do estado de Minas. No entanto, o estudo se limitou a apresentar e quantificar os atores do ecossistema de inovação das sub-regiões, abrindo a oportunidade para um novo estudo de mapeamento dos desafios das empresas para implantação de um programa de inovação aberta sólido e com potencial transformador. A colaboração entre a Universidade Federal de Alfenas UNIFAL, o Centro Universitário UNIS, o hub de inovação CESULLAB e as empresas privadas da região para a criação de um programa de inovação aberta propiciará a capacitação contínua para o empreendedorismo inovador, justificando sua implantação. Além disso, cada uma dessas instituições possui características e potencialidades que contribuem para o sucesso e aplicabilidade dessa iniciativa conjunta.
Beneficiário
Discentes da UNIFAL-MG (Graduação e Pós-graduação); Docentes e Pesquisadores da UNIFAL-MG; Comunidade externa das cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha; Startups spin-offs dos programas da UNIFAL-MG; Outros membros da comunidade