PÃO DE QUEIJO COM LINGUÍSTICA: UM PROJETO SOBRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Apresentação
A divulgação científica cumpre a tarefa de tornar acessíveis a um público mais amplo conhecimentos gerados nas mais diversas áreas do saber acadêmico. A linguística é uma destas áreas, mas a ausência de uma divulgação científica mais sistemática nesta área auxilia para seu desconhecimento junto ao público não especialista. Nesse contexto, faz-se necessário desvelar o que temos no cenário brasileiro em termos de divulgação científica em linguística, para, a partir deste levantamento, propor formas de contribuir para uma ampliação da divulgação dos conhecimentos gerados no âmbito da linguística. É a estas tarefas que este projeto se dedica.

Objetivos
O objetivo geral deste projeto é estudar e produzir divulgação científica em linguística. Seus objetivos específicos são: - levantar e analisar materiais de divulgação científica na área de linguística em plataformas digitais; - verificar as crenças das pessoas acerca de diferentes mitos sobre língua/linguagem; - produzir divulgação científica em linguística, a fim de permitir o acesso a esse conhecimento, de maneira eficaz e democrática.

Justificativa
O texto “Por que popularizar?”, publicado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sintetiza desta forma a importância da divulgação científica: "Assim, reconhecemos a atividade de divulgação científica como complexa, envolvendo equipes inter e transdisciplinares, devendo ser orientada para que os conhecimentos científicos e tecnológicos sejam colocados não apenas ao alcance da população, mas em diálogo com distintos públicos, promovendo uma reflexão crítica e participativa, permitindo a compreensão e a apropriação social da ciência nas tomadas de decisão pessoais e coletivas, no cotidiano em sociedade" (CNPq, 2021, n.p.). Este projeto encontra, assim, justificativa na relevância da divulgação científica e na necessidade de se ampliar o acesso aos conhecimentos produzidos pela linguística, de forma a que se criem espaços de interação entre o que é produzido em ambientes acadêmicos e um público não especialista. Conforme Baronas (2010, p. 251), tal divulgação tem o potencial de mostrar “a importância dos trabalhos de linguística na constituição de um Brasil mais humano”, uma vez que as ciências da linguagem contribuem para o combate a um olhar prescritivista e preconceituoso em relação às diferentes manifestações linguísticas que constituem, no nosso caso, o português brasileiro.

Beneficiário
Pessoas não especialistas em linguística