EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Apresentação
A educação infantil está organizada em três grupos, por faixa etária, sendo eles: bebês (zero a 1 ano e 6 meses), crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos e 5 anos e 11 meses). Os dois primeiro grupos estão dentro das creches, enquanto o terceiro grupo enquadra-se na pré-escola, sendo este projeto voltado à educação infantil enquanto pré-escola. Deste modo, o Projeto Educação Estatística e Matemática: um olhar para educação infantil é destinado ao letramento matemático e estatístico de modo a introduzir conceitos matemáticos e estatísticos de forma lúdica e significativa para crianças pequenas e pedagogos. Com objetivo de ajudar as crianças a desenvolver habilidades iniciais em matemática e estatística, como contagem, reconhecimento de números, noções de quantidade, além de lógica e resolução de problemas. E, ajudar professores/auxiliares na desmistificação do ensino de estatística e matemática para educação infantil.

Objetivos
Os objetivos deste projeto são: (i) Desenvolver habilidades de contagem e reconhecimento de números. (ii) Promover a compreensão de conceitos básicos, como quantidade, sequência e comparação. (iii) Estimular a lógica e o pensamento crítico por meio de brincadeiras e jogos. (iv) Incentivar o uso da matemática em situações cotidianas. (v) Promover oficinas, palestras e minicursos com os professores/auxiliares da educação infantil.

Justificativa
A realização deste projeto justifica-se na importância do desenvolvimento do pensamento lógico matemático desde cedo, considerando que a estatística e a matemática são habilidades fundamentais para o entendimento do mundo. Visto que a introdução de conceitos matemáticos nessa etapa é essencial, pois contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, fortalecendo habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade.

Beneficiário
Alunos da educação infantil denominadas como "crianças pequenas ( 4 anos a 5 anos e 11 meses)", professores, auxiliares e envolvidos na educação infantil que se interessarem.