PROGRAMAÇÃO NO DIA A DIA DE EMPRESAS E PESSOAS COMUNS

Apresentação
O objetivo da presente ação é possibilitar aos estudantes a aplicação de conhecimentos de programação na linguagem Python em tarefas cotidianas e úteis para diferentes perfis de usuários, sejam pessoas físicas, empresas, órgãos públicos etc., com ênfase em assuntos relacionados às Ciências Atuariais. A ação consistirá na identificação de problemas a serem resolvidos com programação a partir de entrevistas com empresários, funcionários e pessoas comuns e posterior desenvolvimento de códigos em linguagem Python para tentar resolvê-los. Dessa forma, haverá a troca de conhecimento entre estudantes e os entrevistados, de forma que demandas por automatização de tarefas ou análise de dados sejam apresentadas aos estudantes que, por sua vez, usarão os conhecimentos de programação para resolver os problemas identificados.

Objetivos
Objetivo primário: possibilitar aos estudantes a aplicação de conhecimentos de programação na linguagem Python em tarefas cotidianas e úteis para diferentes perfis de usuários. Objetivos secundários: Contribuir com o crescimento profissional dos estudantes, por possibilitar o contato com demandas reais de programação por parte da comunidade. Melhorar o desempenho de empresas ao automatizar tarefas repetitivas ou obter resumos com a análise de seus dados. Promover uma aproximação da Unifal com a comunidade empresarial do entorno.

Justificativa
O presente trabalho é vantajoso no sentido profissional, já que possibilita aos estudantes aplicarem os conhecimentos adquiridos em programação de computadores, especialmente em linguagem Python, para atender demandas reais de empresas, órgãos públicos ou pessoas físicas. O aprendizado de programação dentro das disciplinas (como Fundamentos da Programação) fornece as bases para o desenvolvimento do raciocínio lógico e o primeiro contato com a implementação de soluções para problemas reais utilizando computadores. Porém, muitas vezes, as aplicações ficam mais restritas a exemplos didáticos, envolvendo apenas números e situações não muito reais. Ao lidar com um problema real, o estudante será capaz de aplicar as estruturas de programação vistas durante a disciplina, visualizando a utilidade do aprendizado adquirido. Novos desafios surgem, fortalecendo a compreensão dos conceitos e o desenvolvimento de habilidades importantes, tais como a resolução de problemas e o pensamento crítico. Todas essas experiências consolidam o aprendizado teórico, aprofundando o conhecimento e motivando o estudante a continuar aprendendo. Além disso, no sentido pessoal, esse trabalho possibilita o desenvolvimento de habilidades comportamentais, já que incentiva a comunicação e o trabalho em equipe. Ao lidar com empresários e pessoas físicas, a comunicação é essencial, de forma que as demandas sejam identificadas de forma satisfatória e, ao longo do processo, sejam feitas reformulações e ajustes nos códigos de forma a atender essas demandas. Além disso, os estudantes serão incentivados a trabalhar em duplas, favorecendo a construção de conhecimento e a troca de experiências. Do ponto de vista da empresa ou pessoa física, ao utilizar a programação para automatizar tarefas, gerar relatórios ou realizar análise de dados, poderá haver melhor desempenho e ganho de tempo. Atualmente, há uso crescente de programação pelas empresas, tendo algumas sistemas próprios para lidar com estoque, análise de dados, fluxo de caixa etc. Por parte de pessoas físicas verifica-se a popularização do uso da tecnologia para auxiliar em tarefas pessoais e domésticas (planilhas de gastos, por exemplo). Ao utilizar a análise de dados (com resumos estatísticos e gráficos) é possível ter uma visão geral dos resultados da empresa, visualizando melhor pontos negativos e positivos, tendo mais clareza sobre os resultados alcançados e melhorando a gestão. Ao automatizar tarefas, elas são realizadas em menos tempo e são otimizadas, deixando os processos mais eficientes e menos expostos a falhas.

Beneficiário
Empresários ou pessoas físicas que necessitem de algum uso de programação. Espera-se atingir, principalmente, a região Sul/Sudoeste de Minas, já que os estudantes participantes do projeto serão responsáveis por indicar os beneficiários (os estudantes são, em sua maioria, dessa região).