Apresentação
Trata-se de um projeto que aborda a Cianotipia, com o uso de substâncias fotossensíveis de sais de ferro(III), para produção e reprodução de imagens. O projeto contemplará estudantes de graduação em atividades ACEx e de escolas públicas/particulares com direcionamentos para (i) divulgar a ciência com aprimoramento do conhecimento através de uma formação extensionista, avançando em conhecer como substâncias químicas fotossensíveis a emulsão, tendo assim sensibilidade à luz ultravioleta (ou luz solar) permite a impressão fotográfica em papel produzindo imagens; (ii) divulgar a Química para a comunidade, escolas e chegar a junção do conhecimento teórico experimental, despertando o olhar da química em todos os ambientes evidenciando as etapas de reprodução de uma fotografia usando reagentes químicos; (iii) diálogos e informações universidade-comunidade.
Objetivos
Este projeto abordará os seguintes objetivos como se segue: (a) Estabelecer metodologias sobre como realizar a divulgação da Ciência, com o intermédio dos alunos dos cursos de graduação em atividades ACEX e professores; (b) Introduzir os conceitos históricos e teóricos relacionados a temática/conteúdo do projeto; (d) Preparar a solução dos cianótipos através da reação química; (e) Escolha das quantidades estequiométricas adequadas para a escolha da melhor diluição; (g) Escolha das imagens a serem reproduzidas; (h) otimizar a metodologia de revelação dos cianótipos; (i) Apresentação dos resultados com a exposição dos trabalhos desenvolvidos no Evento “Química Faz bem”, “”SIC nas dependências da UNIFAL-MG e/ou outros encontros; (j) Relatório final.
Justificativa
A ciência permeia o cotidiano da sociedade, pois está intimamente relacionada com os avanços tecnológicos, onde a educação, entendida como uma necessidade básica e como um processo contínuo e permanente dos sujeitos, está presente no dia-a-dia de cada indivíduo em diferentes espaços. Entretanto, muitas vezes, a educação fica restrita ao espaço da “Escola” através de conceitos teóricos, sem dar conta que a formação cidadã também é um passo extremamente importante para o futuro. O desenvolvimento de criatividade, do senso crítico, da liberdade e habilidade de invenção sem estar restrito a um comando digital e o entendimento da linguagem do conhecimento poderá levar a uma consonância entre o aprendizado na Escola e sua formação enquanto cidadão na Sociedade. Nesta proposta pretendemos vislumbrar no exercício do conceito simples através da técnica cianotipia para desenvolver o senso crítico, as habilidades e o conhecimento teórico de substâncias químicas e suas propriedades, através da experimentação, onde será buscado condições de melhor divulgação científica para aprofundar os vínculos entre técnica e o conceito, entre o aprendizado e a realização, envolvendo a realidade mais ampla da Química, para que além da técnica Cianotipia, possa praticar a experimentação para consolidar o conhecimento. Desta forma, um dos propósitos deste projeto é despertar aos beneficiários envolvidos como os estudantes de graduação que através do conhecimento de uma técnica, uma metodologia pode ser aplicada e reproduzida por anos, onde o estudante poderá atuar ativamente de todo o processo, que além de complementar sua carga horária nas disciplinas ACEx, terá uma formação acadêmica mais sólida. A confecção das imagens através de uma reação química de dois sais de ferro(II), envolverá o desenvolvimento de todos os procedimentos que incluem o preparo da solução dos cianótipos, sensibilização, considerando-se as preparações do suporte a ser utilizado, da matriz a ser produzida, da exposição necessária e da lavagem-revelação para se chegar ao melhor produto “imagem” revelado. Justifica-se também que com a execução do projeto potencializar ações de extensão existentes do IQ, com a apresentação do tema para a comunidade de Alfenas e região. Desta forma, acreditamos que a cada “olhar” pode ser despertado a construção de novas formas de aprendizado assim como pode-se dar continuidade conexão com materiais do dia a dia, justificando sua importância, residindo sua base nas experimentações entre a manipulação química dos materiais fotossensíveis às suas aplicações no cotidiano.
Beneficiário
Estudantes de graduação e de projetos de pesquisa registrados na PRPPG-UNIFAL-MG, Escolas, e todos que se interessarem pela temática.