Apresentação
No Brasil, o acesso relativamente baixo de estudantes oriundos de camadas populares ou de escolas públicas às instituições de ensino públicas em nível superior tem despertado preocupações. Esse fenômeno resulta em, dentre outros problemas, prejuízo a ascensão sócio-econômica de pessoas oriundas de famílias de baixa renda, vagas ociosas em Universidade, falta de mão de obra qualificada e a precarização do trabalho. Criar mecanismos que subsidiem o melhor desempenho dos estudantes de escolas públicas e de camadas populares em exames de seleção para cursos superiores, pode contribuir muito para redução de desigualdade, a começar pela existente no sistema de seleção e ingresso, bem como valorizar aspectos de mérito ao acesso desses estudantes a cursos do ensino superior. O presente projeto visa dar uma oportunidade adicional de formação e viabilizar melhores condições de acesso ao ensino superior a pessoas de camadas populares por meio de um curso preparatório para o ENEM e vestibulares.
Objetivos
A presente ação conta como objetivo geral a promoção de melhores chances de ingresso no ensino superior de alunos oriundos de escolas públicas por meio de um Curso Preparatório para o ENEM. Dentre os objetivos específicos tem-se: a) Reduzir a desigualdade quanto ao acesso no ensino superior; b) Melhorar a base formativa de alunos oriundos de escolas públicas; c) Proporcionar uma relação mais próxima entre alunos e professores do ensino médio público e alunos e professores do campus da Unifal de Poços de Caldas; d) Promover a integração institucional entre o Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifal e as escolas públicas de Poços de Caldas; e) Divulgar a Unifal como instituição de ensino superior pública; f) Propiciar aos discentes do Instituto de Ciência e Tecnologia o desenvolvimento de habilidades formativas por meio da ministração de aulas no cursinho bem como da gestão do projeto.
Justificativa
Duas políticas públicas recentes geraram melhores oportunidades para o ingresso em cursos em instituições de ensino superior públicas (IES) para pessoas oriundas de camadas de baixa renda. A primeira foi dada pelo aumento do número de vagas no ensino superior, em especial nas IES federais por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A segunda foi a implantação do sistema de cotas. Entretanto, a despeito dessas políticas, o ensino superior ainda tem enfrentado diversos problemas no Brasil, dentre eles: desigualdade de acessos devidos as condições socioeconômicas; reduzida proporção de matriculados em relação ao total da população e quantidade significativa de vagas ociosas. Dois possíveis meios de enfrentar parte desses problemas partem da redução das desigualdades no processo formativo do ensino médio e da melhoria das possibilidades de concorrência pelas vagas do ensino superior, em especial o público. Nesse contexto, o oferecimento de um curso preparatório para o ENEM gratuito, que priorize interessados oriundos de escolas públicas e de ebaixa renda vem ao encontro daquelas medidas. Nesse há a proposição do projeto Cursinho Saberes de Poços de Caldas, preparatório para o ENEM.
Beneficiário
Interessados no acesso ao ensino superior, com ênfase em indiviuos de camadas de baixa renda e oriundos de escolas públicas.