Apresentação
Este projeto se encontra vinculado ao Programa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Alfenas (ITCP/UNIFAL-MG), propõe-se a continuidade do processo de incubação dos trabalhadores da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Alfenas - MG. Além disso, neste ano de 2025 também participarão do projeto ex detentos e seus familiares. Para isso objetiva fomentar a criação de uma Cooperativa social de egressos e seus familiares. A criação da Cooperativa possibilitará geração de trabalho e renda, orienta as pessoas no retorno à convivência em sociedade. Para tanto, atuará na melhoria da custódia de egressos e na ressocialização das pessoas semi-egressas de Alfenas e região, oferecendo oficinas e cursos de capacitação que permitam orientar para a estruturação, e execução de uma Cooperativa Social.
Objetivos
Fortalecer a união e a solidariedade entre os trabalhadores; Formalizar uma cooperativa social e viabilizar suas atividades econômicas; Gerar melhorias das condições de trabalho e da qualidade de vida dos apenados e ex apenados.
Justificativa
Visto que o cenário econômico nacional apresenta um elevado percentual de desemprego, além de desalentados ou trabalhadores informais. É preciso ressaltar que esse panorama é mais pungente quando trata-se de indivíduos que tiveram sua liberdade privada durante um período, em razão de retornarem à sociedade com diversos estigmas sociais que impossibilitam um trabalho digno e uma renda satisfatória para sua sobrevivência e de seus dependentes. Segundo dados apresentados pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), publicado em dezembro de 2022, a reincidência criminal no Brasil alcança o percentual de 21% logo no primeiro ano de liberdade, aumentando para 38,9% em cinco anos. Em relação aos delitos cometidos, o furto, com 35%, alcança o maior percentual de retorno ao sistema prisional brasileiro. Isto posto, estatísticas apontam para um sistema de excludência, onde há a necessidade de incentivar a ressocialização digna desses indivíduos na sociedade, através de um trabalho e uma renda que possibilite uma melhoria de vida e diminua a execução de outros crimes por faltas de oportunidades e escolhas.
Beneficiário
Indivíduos privados de liberdade na APAC de Alfenas-MG, em regime fechado, Egressos do Sistema Prisional de Alfenas e seus familiares.