Apresentação
O curso “EMPREENDER+ EM PARCERIA COM A WADHWANI FOUNDATION” surge para potencializar resultados na formação empreendedora, ampliar laços de parcerias, credenciando a ser uma opção de Atividades Curriculares de Extensão (ACEx) vinculada a Unidade curricular Empreendedorismo (ICT103) presente nos projetos pedagógicos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia-BiCT e das Engenharias. Visa embarcar os participantes na plataforma IGNITE da WADHWANI FOUNDATION (WD), fundação parceira da UNIFAL-MG, possibilitando a experimentação de formas de aprendizagem diferenciadas e criando a oportunidade de aprofundar a prática empreendedora por meio da validação de seus negócios por meio de uma certificação externa à Universidade. A ação transformadora da Extensão Universitária se dará mobilizando os participantes para entregas periódicas de um caminho estruturado desde a ideia de negócio até um Plano de negócio no formato de Pitch Deck.
Objetivos
Objetivo geral: Fortalecimento da cultura empreendedora por meio de parceira com instituição internacional, com mútuo interesse, para a sociedade e para a comunidade acadêmica. Objetivos Específicos Fornecer ao participante uma base conceitual interdisciplinar complementar que o habilite a ampliar o entendimento dos diversos aspectos do empreendedorismo; possibilitar a criação de novos negócios; Obtenção de validação externa de modelos de negócio criados no âmbito acadêmico; possibilitar ao participante reconhecer as características cultivadas pelo empreendedor e incentivo a criação de novos pelo credenciamento ao recebimento de financiamento externo.
Justificativa
O ensino e práticas de empreendedorismo nas universidades têm desconsiderado especificidades e necessidades de diferentes áreas do conhecimento, o que leva a diferenças na propensão a empreender em diferentes cursos (CORTEZ E VEIGA, 2019). Essa situação pode estar vinculada a ausência da vinculação real das iniciativas ao contexto dos discentes. Os programas de empreendedorismo devem transferir os resultados da aprendizagem para o mundo exterior, melhorando a aprendizagem cognitiva e a retenção de conteúdos, para que os discentes desenvolvam autoconfiança e motivação (THEIN et. al., 2023). Dessa maneira, o curso proposto permitirá a integração entre o conhecimento produzido nas disciplinas de empreendedorismo e a validação de negócios propostos em sala de aula por um instituto externo à Universidade, a Wadhwani Foundation. Considerando que o professor da disciplina atua como mentor dos negócios desenvolvidos, a validação externa retira a parcialidade na avaliação do negócio e a certificação externa aumenta a motivação e incentivo aos discentes no sentido de que seus negócios estão aptos à difusão na sociedade. Além disso, durante a disciplina, serão incentivados negócios que causem impacto positivo na sociedade e que permitam que os produtos gerados sejam testados socialmente, visando o protagonismo dos discentes em ações sociais que agregam valor a suas comunidades.
Beneficiário
Discentes cursando ou que já cursaram ICT-103. Monitores. A WF com o recebimento de propostas de negócios e as conexões criadas com potencias investidores. Ressalta-se que caso ocorra a a efetivação de alguns dos negócios propostos o número de beneficiados pode ser bem maior e mais ampla.