CURSO DE ESCULTURA EM ISOPOR PARA MONTAGEM DE MATERIAL DIDÁTICO DE BIOLOGIA

Apresentação
Os materiais didáticos nas áreas de Biologia Celular, Biologia Molecular e Genética, cujos conteúdos estão inseridos em vários anos do Ensino Fundamental II, Médio e Superior (de cursos na área de biológicas, saúde e ambiental), possuem escassez de abordagens e exemplos de práticas que instrumentam os professores nas tarefas cotidianas de ensino, para que todos os alunos aprendam os mesmos conteúdos dessas áreas. Soma-se a isso a dificuldade própria desses temas, que tem caráter bastante abstrato, mesmo para alunos sem necessidades especiais (SILVA et al, 2014). Assim, os modelos biológicos tridimensionais ou semi-planas (alto relevo) consistem ferramentas facilitadoras do aprendizado, permitindo que os alunos manipulem o material (ORLANDO et al., 2009). Ainda, segundo Petrovich e colaboradores (2014), os conteúdos de Biologia Celular ficaram em primeiro lugar na lista de maior dificuldade pelos alunos pesquisados, mostrando a necessidade de investimento em recursos dididáticos.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
No contexto de formação de professores, os materiais didáticos são uma fatia importante para instrumentar o professor a trabalhar de maneira mais didática e efetiva com os alunos com necessidades especiais e que podem ser úteis para aqueles que, a priori, não possuem essas necessidades. A adaptação de materiais para atender à inclusão social tem como objetivo oferecer as mesmas oportunidades de aprendizagem a todos os alunos. No Brasil temos poucos cursos que oferecem a confecção de modelos biológicos adaptados para deficientes visuais.

Beneficiário
Discentes, professores e técnicos da área de Ciêncas Biológicas e áreas correlatas.