Apresentação
O Programa Lar-Escola Zita Engel Ayer - CAZITA, foi fundado no ano de 1996, com a missão de promover o desenvolvimento humano, através da formação da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atividades no contraturno escolar. O Programa atende atualmente cerca de cem crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixa renda, com dificuldades de integração social e baixo desempenho escolar. A inclusão dos participantes é feita por meio de encaminhamentos do Ministério Público, através do Juizado da Infância e Adolescência, pela Secretaria de Ação Social de Alfenas e pela procura direta das famílias. As atividades acontecem nas dependências do Serviço de Assistência e Recuperação do Adulto e da Infância - Sarai, localizado no centro da cidade de Alfenas-MG. Este Projeto de Extensão vem propor ações que mostrem a importância da Matemática no dia a dia, desmistificando-a como uma disciplina difícil de ser aprendida.
Objetivos
Desenvolver o conhecimento matemático de forma a: (1) Contribuir para a construção de uma cidadania ativa, crítica e consciente; (2) Complementar os conteúdos matemáticos para um melhor desempenho na escola, contribuindo também para o acesso ao Ensino Médio e diminuição da evasão escolar; (3) Contribuir para uma melhor capacitação para o trabalho; (4) Estimular o raciocínio lógico dedutivo e aspectos cognitivos correlacionados; (5) Desmistificar a Matemática como uma disciplina difícil de se aprender; (6 ) Mostrar como a Matemática está inserida no cotidiano, de forma que os alunos percebam o quanto ela é importante e útil; (7) Contribuir para a melhora da autoestima, ao mostrar aos alunos que eles são capazes de aprender Matemática; (8) Promover uma melhor interação social através da aplicação de jogos didáticos, estimulando o respeito mútuo e o bom convívio em sociedade; (9) Oportunizar ao acadêmico participante deste projeto, o contato direto com a comunidade e as diversas realidades sociais que a permeiam, contribuindo assim para a formação ética e cidadã desse indivíduo; (10) Possibilitar a interlocução entre a Educação Básica e o curso de Licenciatura em Matemática. (11) Oportunizar à Universidade cumprir o seu compromisso social ao oferecer à comunidade um retorno daquilo que dela recebe.
Justificativa
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira criado pelo Ministério da Educação no ano de 2007 no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação, com o objetivo de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb é medido a cada dois anos e avalia as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. Ele é apresentado em uma escala que vai de zero a dez e a meta do Governo Federal era de que até o ano de 2022 a nota média da educação no Brasil fosse igual ou superior a 6, a qual representa o resultado obtido pelos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os dados divulgados pelo Ministério da Educação para o último Ideb realizado em 2023, revelam que o Brasil não atingiu a meta nacional para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio, porém conseguiu cumprir a meta nacional, nota 6, para os anos iniciais do ensino fundamental. No Brasil, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o Ideb não atinge a meta desde 2013 e os dados divulgados revelam que os resultados em Matemática, obtidos em 2023, foram ainda piores do que os obtidos em 2019. Esses dados mostram que os estudantes têm apresentado dificuldades na recuperação de aprendizagens e consolidação de conhecimentos no pós pandemia da COVID-19. Esses dados revelam a necessidade de se criar ações de intervenção a nível nacional, regional e local, que possam contribuir para a recomposição e consolidação de aprendizagem dos conteúdos matemáticos para os estudantes das escolas públicas que foram gravemente afetados pela crise pandêmica. No âmbito extensionista, a política Nacional de Extensão Universitária propugna em conformidade com as orientações pactuadas no âmbito do FORPROEX, que a articulação da Extensão Universitária com as políticas públicas esteja orientada pelo compromisso com o enfrentamento da exclusão e vulnerabilidade sociais e combate a todas as formas de desigualdade e discriminação. Esse mesmo documento cita que dentre as áreas prioritárias na articulação da Extensão Universitária com as políticas públicas, estão a ampliação da oferta e melhoria da qualidade da Educação Básica e a melhoria do atendimento à criança, e ao adolescente. Assim, embasados nos dados oficiais sobre o ensino e aprendizagem da Matemática e nas políticas extensionistas, este projeto se justifica como um mecanismo que pode contribuir para a melhora do aprendizado de Matemática do seu público alvo. É fato que uma boa formação educacional do indivíduo funciona como um instrumento de efetivo combate à exclusão, à vulnerabilidade social, e à discriminação deste, já que o torna mais apto para o mercado de trabalho, fornece ferramentas que o ajudam a compreender e interpretar melhor o mundo à sua volta, repleto de informações veiculadas diariamente pelos meios de comunicação. Ao interpretar o mundo em que vive, esse indivíduo consegue interagir melhor com a sociedade, tomar decisões mais conscientes, agir com segurança, além de exercer o direito à cidadania de forma mais plena. Alguns indicadores sugerem que a Matemática tem importância fundamental e até determinística na formação educacional dos indivíduos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, são muitas as evidências que mostram que ela (a Matemática) funciona como filtro para selecionar alunos que concluem, ou não, o Ensino Fundamental, ou seja, a dificuldade na aprendizagem da Matemática, faz com que muitos alunos abandonem os estudos ainda no Ensino Fundamental, atitude esta, que pode fragilizar e comprometer suas competências para a vivência em sociedade e para o exercício pleno da cidadania. Assim, este Projeto de Extensão, busca contribuir para a melhoria do aprendizado de matemática dos estudantes assistidos pelo CAZITA, ajudá-los a levar adiante os seus estudos e a alcançar uma melhor formação. Esta proposta também vem ao encontro da articulação da Extensão Universitária, com as políticas públicas ao contribuir para a melhoria da Educação Básica, para um melhor atendimento à criança em situação de vulnerabilidade social e para uma melhor qualificação para o mercado de trabalho. E, pode também, propiciar ao acadêmico da UNIFAL-MG, que irá participar deste Projeto, a oportunidade de entrar em contato com uma realidade social que talvez desconheça, uma vez que o mesmo entrará em contato com crianças e adolescentes que enfrentam dificuldades diversas, nos aspectos afetivo, emocional, financeiro, de relacionamento, de aprendizagem e que convivem com uma estrutura familiar fragilizada. Essa experiência pode contribuir para a formação cidadã desse acadêmico e para a ampliação de seu campo de visão para além dos "muros" da Universidade.
Beneficiário
O público direto que será atendido pelo Projeto de Extensão "Matemática e Cidadania", é formado por estudantes do sexto ao oitavo ano do Ensino Fundamental, atendidos pelo Cazita no contraturno escolar. De forma indireta, esse Projeto também pretende beneficiar as famílias desses estudantes.