LESÕES CERVICAIS NÃO CARIOSAS: UMA NOVA ABORDAGEM

Apresentação
Trata-se de uma proposta de evento remoto e gratuito, aberto a comunidade interna e externa, promovido pelo PET Odontologia e ministrado por uma convidada externa, ex-aluna do Curso de Odontologia da UNIFAL, o qual ocorrerá em dois dias e terá como tema central as lesões cervicais não cariosas. O objetivo da ação é capacitar e atualizar discentes de graduação, pós-graduação e profissionais da área acerca do tema abordado.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
A perda da superfície dos dentes por motivos não cariosos é um processo fisiológico que ocorre com o decorrer do envelhecimento, mas pode ser considerado patológico quando o grau de destruição cria problemas funcionais, estéticos ou de sensibilidade dentária. Diversos fatores podem contribuir em parte, mas não necessariamente simultânea ou igualmente como causa das lesões não cariosas. Apesar dos casos de desgaste (atrição, abrasão, erosão, abfração) serem comumente discutidos como alterações independentes, na maioria das vezes a perda da superfície dos dentes é resultado de uma combinação de fatores. Um dos grandes desafios é identificar ou quantificar a influência de fatores, como o consumo excessivo e abusivo de drogas e substâncias ácidas, fatores ambientais e agentes etiológicos intrínsecos como o refluxo gastroesofágico. Tendo em vista a alta incidência deste tipo de lesão na população brasileira, a realização do presente evento se justifica por promover atualização sobre o tema, colaborando para a atualização dos participantes, o que resultará numa melhor prestação de serviço à população.

Beneficiário
A atividade está destinada aos discentes, pós-graduandos e profissionais da Odontologia e será aberta tanto à comunidade interna quanto externa.