COVID-19: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS EMERGENTES NO DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TESTES MOLECULARES E SOROLÓGICOS.

Apresentação
A partir do surgimento e do crescente agravamento da pandemia de Covid-19, vários testes, com diferentes técnicas, foram descritos como ferramentas para o seu diagnóstico e auxílio na formulação de políticas de saúde. Sendo assim, o desenvolvimento de novas formas de testagem tem sido objeto de diversas pesquisas. Entretanto, alguns kits comerciais rápidos podem apresentar parâmetros de desempenho não apropriados e incompletos. Dessa forma, a validação de métodos é considerada uma etapa crucial para a garantia da qualidade das análises químicas, pois assegura a confiabilidade e adequabilidade para um propósito de uso. Diante deste cenário, o evento terá a participação de especialistas brasileiros de áreas distintas, que discutirão novidades e suas experiências nesta temática, incluindo detalhes sobre o desenvolvimento de métodos e os processos de validação de métodos qualitativos, bem como nas atividades no programa de monitoramento da qualidade dos testes rápidos.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
Considerando o profundo impacto do novo coronavírus em todo o mundo, discussões sobre tal vírus se tornaram rotineiras nas comunidades científicas. Diante da ausência de medicamentos específicos e de uma vacina eficaz, os testes para diagnóstico são indispensáveis para fornecer dados mais completos sobre a pandemia e fortalecer a vigilância epidemiológica de cada nação. Além disso, é notório que os países que conseguiram controlar melhor a evolução do contágio foram aqueles que testaram mais a sua população. Nesse sentido, o teste PCR, reconhecido como o padrão ouro, provavelmente não conseguirá atender a demanda necessária. Diante deste cenário, cientistas brasileiros estão liderando pesquisas inovadoras no desenvolvimento de métodos analíticos para auxiliar favoravelmente no diagnóstico e enfrentamento da Covid-19. Aliado a isso, para viabilizar produtos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editou a RDC n° 348/2020 como forma de agilizar a avaliação de novos testes rápidos. Entretanto, até onde sabemos, não há dados disponíveis sobre a análise de desempenho pós-mercado destes testes, bem como no seu processo de validação para assegurar produtos confiáveis e de qualidade. Dessa forma, acreditamos que esta mesa-redonda resultará em avanços na fronteira do conhecimento, por meio da discussão das vantagens e limitações de cada teste, da interpretação apropriada dos resultados, além dos parâmetros de desempenho característicos de ensaios qualitativos, dentre outras questões. Portanto, esta ação contribuirá para a inovação tecnológica do país, em razão da divulgação de pesquisas com potencial impacto para a sociedade.

Beneficiário
Alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais da área da saúde e interessados no tema (público interno e externo).