UNIFAL SPE STUDENT CHAPTER: IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O SETOR PETROLÍFERO

Apresentação
A escolha da profissão feita pelo estudante muitas vezes é realizada sem conhecimento sobre o curso e sua real atuação profissional. Devido a isso, através da UNIFAL-MG campus Poços de Caldas, por meio do ‘UNIFAL-MG Chapter’ será possível mostrar aos graduandos e aos alunos de Ensino Médio de Poços de Caldas-MG e região a realidade sobre a indústria de Óleo e Gás, uma das áreas de atuação mais requisitadas por engenheiros, para que possam ter conhecimento e desenvolver interesse geral e técnico por esse setor. O objetivo do Capítulo Estudantil SPE consiste em levar aos universitários e a sociedade, em geral, a realidade da indústria de óleo e gás por meio de palestras de empresas parceiras à SPE, mini cursos técnicos na área, quiz iterativo com os estudantes e o desenvolvimento de pesquisas, que poderão ser publicadas em revistas excepcionais. Possibilitará, também, o desenvolvimento dos alunos envolvidos nas áreas administrativa, contábeis, no trabalho em equipe, entre outras.

Objetivos
Promover a indústria de Óleo e Gás por meio de palestras de empresas associadas à SPE para os graduandos e estudantes de nível médio, a fim de disseminar o interesse geral e técnico nesse setor e aumentar a procura/demanda dessa área. Realizar mini cursos técnicos na área, quiz iterativo com os estudantes, desenvolvimento de pesquisas, que poderão obter publicações em revistas excepcionais e visitas técnicas à empresas associadas com a área. Visa também preparar os diretores envolvidos no Capítulo Estudantil, em áreas de gestão, administrativas, contábeis, gerências e, principalmente, no âmbito do trabalho em equipe, saber lidar com personalidades diferentes e liderar, uma das habilidades mais requisitadas pelo mercado de trabalho.

Justificativa
A Society of Petroleum Engineer Chapter irá trazer fácil acesso a informações de um setor que apresenta grande interesse por parte dos alunos, o setor de Óleo e Gás. Ver de perto a realidade de funcionamento da indústria de óleo e Gás irá manter e aumentar o interesse dos alunos que já o possuíam e de forma análoga, despertar o interesse de estudantes, que ainda não tinham suas áreas de interesse definidas. Como o projeto está totalmente ligado as empresas desse setor, os discentes ficarão próximos a grandes nomes da indústria de O&G, o que permite um fantástico networking, aumento de contatos na rede dos alunos. Além disso, irá promover o nome da universidade para todo o mundo, devido ser uma Sociedade Internacional muito reconhecida, proporcionando grande reconhecimento e notabilidade dessa. A UNIFAL-MG Chapter agregará também, um grande valor na formação dos estudantes envolvidos nesse projeto, porque ele trará um crescimento pessoal e profissional para esses alunos, que poderá ser utilizado, não somente no setor de óleo e gás.

Beneficiário
Comunidade acadêmica,