MACHINE LEARNING NA PRÁTICA

Apresentação
O projeto envolve a interação entre o Departamento de Ciência da Computação e a comunidade Alfenense na área de Inteligência Artificial, que possui diversas aplicações práticas no dia a dia das pessoas. Produtos como smartphones, websites de compras, redes sociais e ferramentas de busca, dentre diversos outros, possuem sistemas inteligentes incorporados que tem como objetivo trazer conteúdos que atendam ao perfil do usuário, melhorando sua experiência e satisfação. A ideia deste projeto de extensão é ampliar os conhecimentos das pessoas sobre sistemas inteligentes através de desafios práticos, onde terão acesso à produtos reais e tentarão descobrir características que podem fazê-los ser mais eficientes, além de poder aplicar suas melhorias e observar os resultados. O contato com este tipo de produto também poderá expandir o senso de privacidade e segurança a respeito de informações pessoais que podem estar sendo usadas por empresas sem o conhecimento do público em geral.

Objetivos
1)Fomentar a interação entre o corpo discente e docente do Bacharelado em Ciência da Computação da UNIFAL-MG com a comunidade em torno da Universidade. 2)Estimular o raciocínio lógico através de desafios interdisciplinares que envolvem a Ciência da Computação, Matemática Aplicada, Engenharias e Estatística. 3) Aprimorar o senso crítico relacionado ao uso de sistemas inteligentes voltado à questões sobre ética, segurança e privacidade. 4)Ampliar a participação dos cursos de ciências exatas da UNIFAL-MG em atividades práticas, simulando os desafios que os estudantes encontrarão no mercado de trabalho. 5) Aumentar a representatividade da UNIFAL-MG no cenário brasileiro e mundial na área de Ciência da Computação. 6) Apoiar os estudantes de graduação do curso de Ciência da Computação na participação do Data Science Game 2018 através da solicitação de um apoio financeiro para a Pro-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alfenas.

Justificativa
Considerando o grande crescimento da área de Inteligência Artificial nas últimas décadas, onde cada vez mais projetos vêm sido criados e a demanda por profissionais qualificados é também crescente, é necessária uma iniciativa das instituições de ensino brasileiras para estimular o debate e participação em temáticas relacionadas a esta área. A UNIFAL-MG vem se destacando perante as instituições de ensino superior no país na área de Inteligência Artificial. Integrantes do corpo docente do Bacharelado em Ciência da Computação estão conseguindo premiações em competições, discentes que participaram de projetos de iniciação científica também vêm obtendo bons resultados na aplicação da ciência em pesquisas relacionadas ao reconhecimento de padrões e análise de séries temporais, campos contidos na Inteligência Artificial. Desta maneira, considera-se que a Universidade Federal de Alfenas possui potencial para se tornar referência no país e no mundo como uma instituição de ensino de qualidade em Ciência da Computação. Este reconhecimento pode beneficiar a comunidade ao redor da instituição, conseguindo cada vez mais atrair pessoas qualificadas e, por consequência, formando polo de referência da área no sul de Minas Gerais. Uma maior participação da comunidade em projetos relacionados à Universidade também garante a concreta aplicação dos princípios de Ensino, Pesquisa e Extensão, que devem abranger todos os seus cursos.

Beneficiário
O público alvo foco deste projeto são os estudantes do ensino médio e os estudantes do curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG. Estima-se a liberação de 7 vagas para discentes do curso de Ciência da Computação da Unifal-MG e 8 vagas para estudante do ensino médio.