1º SIMPÓSIO DA PRIMEIRA INFÂNCIA DE ALFENAS

Apresentação
Primeira Infância é o período compreendido entre o nascimento até os seis anos de vida da criança. Os primeiros anos de vida da criança são fundamentais para estabelecer os alicerces das suas aquisições futuras. Os investimentos para aprimorar as condições de vida nesse período permitem a criação de sociedades harmônicas, acolhedoras e respeitosas com o ser humano. Será realizado um evento sobre o tema buscando a participação da comunidade acadêmica, profissionais de saúde do município da rede básica e hospitalar, gestores de saúde e comunidade.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Dados do Sistema da Atenção Básica (SIAB) revelam que a maior parte da população acompanhada no município de Alfenas/MG encontra-se na faixa etária de 20 a 39 anos (9602 hab. ou 33,61%), enquanto a população com idade inferior a 1 ano corresponde apenas a 0,2% (51 hab.) da população coberta. A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) na área de cobertura da Saúde da Família no município, é de 32,71, superando a taxa nacional que é de 31,7. Nas áreas de cobertura da Saúde da Família em Alfenas a mortalidade neonatal (28,57%) é inferior à pós-neonatal (71,43%). Esses dados são o oposto do que ocorre nas áreas de cobertura da Saúde da Família no País, no qual o total de óbitos em menores de 28 dias corresponde a 51,7% dos óbitos e o total de óbitos, de 28 dias a 11 meses e 29 dias, equivale a 48,3% dos óbitos em menores de 1 ano. Quanto às ações da Saúde da Criança são realizados apenas 2367 atendimentos de puericultura, o que demonstra que essas ações estão aquém do recomendado pelo Ministério da Saúde e na Caderneta da Criança (BRASIL, 2013).

Beneficiário
Alunos, professores, profissionais de saúde, e profissionais de outras instituições de assistência às crianças do município e da macrorregião, gestores municipais.