PET NOEL

Apresentação
O projeto PET Noel será desenvolvido ao longo do ano letivo de 2019, onde o PET Fisioterapia irá incentivar e coletar doações de brinquedos durante os eventos realizados pelo grupo. Ao final do ano, com o intuito de alimentar a magia do Natal, as crianças que se encontram em tratamento na Clínica Escola de Fisioterapia da Unifal, serão presenteadas com os brinquedos arrecadados.

Objetivos
Presentear as crianças em tratamento fisioterapêutico na Clínica Escola de Fisioterapia da Unifal-MG, que muitas vezes fazem parte de famílias socioeconomicamente carentes, mantendo assim, o espírito natalino. Além de promover a solidariedade e preocupação com o próximo.

Justificativa
Apesar de o Natal ser uma época que remete união, bondade, amor, sonhos e muitos presentes em algumas famílias, em outras pode ser um momento de dificuldade por não possuírem condições de proporcionar a “magia do Natal”. Segundo dados do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, o município de Alfenas-MG apresentava em 2010 uma população total de 73.744 pessoas, sendo que 0,48% são consideradas extremamente pobres e 5,53% são consideradas pobres por possuírem renda per capita inferior a R$ 140,00. Concomitantemente a esse quadro socioeconômico da cidade de Alfenas, a Clínica Escola de Fisioterapia da UNIFAL-MG, realiza uma vasta gama de atendimentos à comunidade Alfenense em convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). Em uma publicação de 2017, a Revista de Saúde Pública abordou as características principais dos usuários dos serviços de atenção primária à saúde (APS) no Brasil e utilizando a classificação econômica da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP) e apresentou que 55% dos usuários compõem a classe social C da ABEP e 30% são do grupo D+E. Visto isso, conclui-se que a clínica de fisioterapia proporciona uma grande assistência à população mais humilde, oferecendo os serviços públicos de saúde. Sendo assim, provavelmente o projeto PET Noel intervirá em famílias que não possuem o privilégio de presentear tranquilamente as crianças no Natal.

Beneficiário
As crianças em tratamento fisioterapêutio da Clínica Escola de Fisioterapia da Unifal-MG.