APADRINHAMENTO DE CALOUROS DO CURSO DE FARMÁCIA

Apresentação
O ingresso em uma faculdade é umas das etapas mais impactantes na vida de um estudante, faz-se necessário, portanto, apresentar caminhos para tornar esse processo mais acolhedor e reduzir os índices de evasão, ainda frequentes. Nesse sentido, o projeto Apadrinhamento de calouros, voltado para os acadêmicos do curso de Farmácia da UNIFAL-MG, objetiva abarcar, integrar e fornecer conhecimento aprofundado sobre o curso/universidade, mostrando as diversas oportunidades existentes aos novos ingressos. As atividades, a serem realizadas por meio de encontros semanais abordam temas fundamentados nos interesses e dúvidas dos calouros, estabelecendo um alicerce sólido para os mesmos. A elaboração das atividades contemplam ensino, pesquisa e extensão expressos por meio de oficinas e palestras.

Objetivos
- Realizar troca de informações e saberes entre os petianos e calouros por meio de palestras e oficinas; - Fornecer conhecimento a respeito da grade curricular, plataforma Lattes, sistemas da universidade, restaurante universitário, grandes áreas de atuação do farmacêutico; - Apresentar os laboratórios de aulas práticas; - Realizar uma aula experimental da disciplina de Tecnologia de Cosméticos; - Fornecer informações a respeito dos recursos ofertados pela Universidade (infraestrutura e oportunidades acadêmicas como a apresentação dos Programas Institucionais de Ensino, Pesquisa e Extensão e Pró-Reitorias relacionadas), além de Assuntos Comunitários e Estudantis e seus respectivos programas; - Incluir no roteiro de atividades dois questionários, buscando avaliar o perfil do estudante ingresso no início do projeto e ao final do mesmo, avaliar a satisfação do aluno em relação ao primeiro semestre da graduação, bem como rendimento e também as atividades desenvolvidas pelo projeto.

Justificativa
De acordo com dados publicados pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), em 2010 11,4% dos alunos matriculados abandonaram o curso, já em 2014 esse número chegou a 49%. A adversidade da evasão é um ponto importante a ser combatido sendo necessário encará-lo com ações firmes e efetivas, criando estratégias para vencê-la. Faz-se necessário, portanto, a iniciativa de um projeto que viabilize à maior adesão ao curso elegido pelos estudos ingressos às universidades brasileiras, fazendo de suas escolhas uma opção benéfica ao seu bem-estar, à sua formação psicossocial e profissional. E para tanto, a criação de um ambiente acolhedor e que promova, com sabedoria e paciência, a desvelação de um novo mundo ao estudante, que lhe possibilite desenvolver seus potenciais individuais e coletivos, é de fundamental importância no que se diz respeito à formação de uma estrutura social consolidada, cujos indivíduos serão capazes de trazer benefícios a si próprios e à comunidade ao qual se insere.

Beneficiário
Novos ingressantes do curso de graduação Farmácia (bacharel)