CERVEJA COM CIÊNCIA

Apresentação
O universo cervejeiro vem se expandindo muito em todo o mundo nos últimos anos, trazendo novas possibilidades para os consumidores e produtores caseiros, micro ou de grande porte. Nesse contexto, os conhecimentos científicos da bioquímica, química, física, geociências, estatística, administração entre outros podem ser usados de forma interdisciplinar na melhoria da qualidade das cervejas produzidas, assim como, para o público geral, na melhor compreensão e escolha dos produtos. Trabalharemos esses conceitos de modo dinâmico com toda a comunidade interessada, por meio de discussões online, espaços colaborativos online de compartilhamento de conhecimentos, lives no youtube, além de alguns minicursos presenciais.

Objetivos
Identificar os interesses da comunidade relacionados à produção cervejeira; Conhecer as microproduções no sul de Minas Gerais; Disseminar a cultura cervejeira com embasamentos científicos; Discutir e aprofundar os conceitos e práticas sobre os insumos cervejeiros; Discutir e aprofundar os conceitos e práticas relacionados à produção cervejeira; Discutir e aprofundar os conceitos e práticas sobre o mercado cervejeiro; Discutir e aprofundar os conceitos e práticas sobre análise sensorial; Contribuir na formação dos estudantes e demais interessados na produção cervejeira.

Justificativa
O crescimento das cervejaria no Brasil, entre os anos de 2002 e 2019, foi relevante, sendo que os dados públicos do Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) indicaram um aumento do número de 50 cervejarias cadastradas no ano de 2002 para 679 cervejarias em 2017, e projeções crescentes deste número até o presente momento. Nesse contexto, tem-se uma demanda muito grande por profissionais que dominem as diversas áreas relacionadas, desde a produção dos insumos, da bebida, avaliações sensoriais, serviço, administração etc. Uma vez que os conhecimentos científicos de Bioquímica, Química, Física, Microbiologia, Botânica etc, são vitais para a produção cervejeira, tem-se na universidade possibilidades de conectar esses conhecimentos acadêmicos com a comunidade para melhoria da qualidade das bebidas, assim como da degustação pelo público geral, promovendo atividades de formação inicial e continuada presenciais e a distância.

Beneficiário
Pretende-se que participem do projeto estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários, cervejeiros caseiros, responsáveis técnicos por microcervejarias, donos de microcervejarias etc.