USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Apresentação
O projeto será desenvolvido pelo PET Farmácia nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) do município de Alfenas-MG. Sua execução consta no planejamento do PET Farmácia 2017, o qual foi aprovado pelo CLAA (Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET). O projeto tem como objetivo principal promover o uso racional e multiplicar informações sobre os cuidados com os medicamentos, além de capacitar os Agentes Comunitários de Saúde sobre o tema. A metodologia utilizada será interativa, fundamentada no trabalho em grupo, com troca de conhecimentos e saberes. Serão preparados materiais ilustrativos (folders, cartilhas, slides, vídeos) e as atividades educativas serão desenvolvidas por meio de realização de palestras, minicursos ou oficinas sobre o URM e cuidados com os medicamentos, com espaço aberto para debate e esclarecimento de dúvidas, de acordo com as demanda da Unidade.

Objetivos
Realizar e oferecer minicursos e palestras para profissionais e técnicos da área da saúde em um dos PSF de Alfenas inicialmente, e nos demais PSFs da cidade de Alfenas (MG) posteriormente, com o intuito de conscientizá-los a respeito do uso racional de medicamentos, para que possam transmitir esse conhecimento aos pacientes cadastrados na unidade de saúde, visando à promoção de uma melhor qualidade de vida dos usuários do Programa Saúde da Família e posteriormente, obter projeções dessa melhoria na unidade através de dados obtidos com questionários aplicados pelos agentes comunitários aos pacientes.

Justificativa
Muitos dos agravos à saúde são decorrentes do hábito de consumo demasiado de medicamentos, falta de informação e muitas vezes inexistência de cuidados e atenção ao paciente. Diante do exposto, é evidente que a população carece de orientações sobre o uso racional de medicamentos. O uso racional de medicamentos pode levar uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes. A população deve saber que o mesmo medicamento que é capaz de curar, também pode ocasionar sérias consequências à saúde do usuário e, em casos extremos, a morte. Atualmente, cerca de 50% dos medicamentos são prescritos, dispensados ou usados inadequadamente e os hospitais gastam de 15 a 20% de seus orçamentos para lidar com as complicações causadas pelo mau uso dos mesmos. De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, o uso racional de medicamentos não depende só dos profissionais da saúde, mas também dos pacientes, legisladores, formuladores de políticas públicas, indústria, comércio, entre outros. Os profissionais e técnicos da saúde devem estar atentos aos riscos/benefícios associados ao uso dos medicamentos, principalmente, os agentes comunitários de saúde que atuam nos PSF e lidam diariamente com situações que confrontam o uso correto dos medicamentos impedindo que estes atinjam sua máxima eficácia com a devida segurança.

Beneficiário
Profissionais e técnicos da área da saúde, Agentes Comunitários de Saúde da cidade de Alfenas, alunos da UNIFAL-MG e população em geral.