CAÇADORES DE SOLUÇÕES: RESOLVEMOS DIFERENÇAS ENCONTRAMOS IGUALDADES

Apresentação
O objetivo do projeto “Caçadores de Soluções: Resolvemos diferenças encontramos igualdades” destina-se a atender alunos de escolas do Ensino Fundamental e Médio, do município de Varginha MG junto a profissionais da educação em exercício. Para mais, objetiva-se contemplar atividades vinculadas ao Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão – PIEPEX cujo projeto intitulado DOU CONTA! DIVIDIMOS DÚVIDAS, SOMAMOS CONQUISTAS capacita estudantes da UNIFAL de forma colaborativa, com confecção de atividades catalogadas com temas de jogos matemático, materiais didáticos pedagógicos de baixo custo, uso de softwares e aplicativos matemáticos, além de desenvolver ações estratégicas e atividades lúdicas com intervenções pontuais para facilitar a aprendizagem de conceitos matemáticos, em especial assuntos vinculados à aplicação dos conceitos matemáticos que se aproximam das teorias econômicas.

Objetivos
Apoiar as escolas públicas quanto a aprendizagem da Matemática, possibilitando que estudantes universitários e ensino médio e fundamental estabeleçam trocas e conheçam, mediante intervenções didáticas, diversos recursos matemáticos lúdicos, (analógicos e digitais), que devem ser utilizados para incrementar a aprendizagem dos estudantes. i) Oferecer às escolas públicas cursos, oficinas de confecção de materiais didáticos de baixo custo e também atividades de intervenção do estudo em pesquisa sob a atuação dos estudantes universitários; ii) Promover cursos, oficinas lúdicas, estágios, palestras e campanhas informativas dada a importância e necessidade dos recursos didáticos no conteúdo de Matemática.

Justificativa
O quadro atual do ensino e da aprendizagem da Matemática no Brasil, particularmente nas escolas públicas, tantas vezes constatado despertar pouco interesse por parte dos alunos envolvidos, justifica a relevância da projeto aqui apresentado, uma vez que contempla a formação (inicial e continuada) dos universitários, alinhada com algumas proposições da Educação Matemática e a forma flexível da organização curricular Bacharelado interdisciplinar, com o objetivo de auxiliar os estudantes a amadurecerem suas escolhas profissionais. Atualmente, no âmbito da Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha MG, são escassos os materiais didáticos disponibilizados para o ensino de conteúdos das disciplinas de matemática do Bacharedo Interdisciplinar e Ciência e Economia. Desde o início do projeto “DOU CONTA! DIVIDIMOS DÚVIDAS, SOMAMOS CONQUISTAS ” , agosto de 2019, verificou-se a possibilidade de surgir um “Laboratório em Matemática”, dada a necessidade de implementação em todos os níveis de ensino. O projeto opta por tal procedimento e inicia sua primeiras construções e elaborações, buscando recursos simples e pesquisa, aguardando as observações, intervenções e relatórios de vivências práticas junto as escolas públicas. Contudo o projeto representa a possibilidade de oferecer aos futuros estudantes de graduação uma formação articulada nas contribuições e, diversas pesquisas, incluindo educação matemática.

Beneficiário
50