REVISÕES SISTEMÁTICAS

Apresentação
O Curso Revisões Sistemáticas está voltado para o aprimoramento no tema em questão e direcionado para o público docente e discentes de pós-graduação em Odontologia. Ao ser ministrado pelo Prof. Dr. Heitor Marques Honório, o curso abordará conceito, importância e limitações das revisões sistemáticas, bem como seu planejamento, protocolo e metanálise em revisões sistemáticas. A análise qualitativa e redação da revisão sistemática constituirão tópicos a serem abordados pelo professor. O Prof. Heitor atualmente é Professor Associado (graduação e pós-graduação) do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva (Disciplina de Metodologia de Pesquisa e Estatística) da Faculdade de Odontologia de Bauru-USP. Recentemente publicou o livro “Fundamentos das Revisões Sistemáticas em Odontologia”, com o Prof. Joel Santiago Júnior do curso de Odontologia da Universidade do Sagrado Coração (USC). O Professor Heitor foi Professor da Disciplina de Odontopediatria da Unifal-MG.

Objetivos
1. Discutir a definição, importância e limitações das revisões sistemáticas; 2. Estabelecer o planejamento das Revisões Sistemáticas 3. Apresentar o protocolo da Revisão Sistemática 4. Discutir os métodos de busca bibliográfica de dados, seleção e extração de dados; 5. Discutir sobre metanálise em Revisões Sistemáticas 6. Demonstrar uma análise qualitativa da Revisão Sistemática 7. Discutir sobre redação de uma Revisão Sistemática

Justificativa
A proposta do Curso sobre Revisões Sistemáticas contiribuirá como um importante recurso de busca por respostas e esclarecimento de dúvidas sobre tratamento e prevenção de diferentes situações clínicas na área de saúde bucal e do complexo buco-maxilo-facial. As revisões sistemáticas de qualidade se caracterizam como instrumentos importantes frente ao crescimento acelerado e desordenado da informação científica. A partir do momento que esses estudos ajudam a sintetizar a evidência disponível na literatura sobre uma intervenção, podem auxiliar profissionais clínicos e pesquisadores no seu cotidiano de trabalho e garantir melhores aplicações dos métodos de prevenção e tratamento aos seus pacientes. Professores, orientadores e pesquisadores precisam aumentar sua vigilância epistêmica por meio da capacitação e instrução de todas os atores de seu convívio acadêmico - e, assim, ao realizar estudos sérios, contribuir de fato para a profissão, para a prática baseada em evidências e para a redução das incertezas durante a tomada de decisão quanto à saúde bucal e geral dos pacientes. Acredita-se que o aprimoramento, portanto, trazido com o tema do curso, permitirá aos beneficiários da ação estabelecer criteriosa análise da validade dos achados dos estudos incluídos na revisão sistemática, avaliando os riscos de vieses. A leitura será mais crítica dos artigos e a elaboração de novos textos será de forma mais minuciosa. E lançando mão das aplicações da análise estatística, a “combinação dos resultados dos desfechos primários e secundários fornecerá estimativas mais precisas dos efeitos de um determinado tratamento” (Sampaio e Mancini, 2007). Agregar evidências de pesquisa para guiar a prática clínica é uma das principais razões para se desenvolver estudos que sintetizam a literatura, contribuindo de forma eficaz para as propostas e execução dos tratamentos dos pacientes. Estudos de revisões sistemáticas podem indicar novos rumos para futuras investigações, e o Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas, diante da escassez de verbas orçamentárias, pode usufruir desse recurso investigativo.

Beneficiário
Docentes do Curso de Odontologia, prestadores de serviços voluntários nas disciplinas de Odontologia e discentes matriculados no Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas.