VACINA & AÇÃO

Apresentação
O presente projeto tem como objetivo geral a conscientização sobre a importância da vacinação de gestantes, crianças e adolescentes bem como no incentivo da mesma. O público alvo é composto por gestantes dos Programas de Saúde da Família do município de Alfenas e em âmbito secundário, pelo público em geral, por meio das redes sociais. Serão oferecidas atividades educativas que poderão ser realizadas por meio de palestras educativas ou oficinas, além da distribuição de materiais educativos como folders ou cartilhas. A divulgação nas redes sociais em que o PET Farmácia está presente será feita por meio da publicação de banners, textos e imagens.

Objetivos
• Oferecer palestras educativas ou oficinas bem como distribuir materiais educativos para gestantes cadastradas em um dos PSF de Alfenas inicialmente, e nos demais PSFs da cidade de Alfenas (MG) posteriormente, com o intuito de conscientizá-las a respeito da importância da imunização infantil, de adolescentes, de adultos e da própria gestante; • Orientar o público alvo a respeito das vacinas necessárias de acordo com a faixa etária, enfatizando a importância da manutenção do calendário de vacinação em dia; • Obter projeções dessa melhoria na unidade através de dados obtidos com questionários aplicados ao público alvo deste projeto

Justificativa
Apesar dos números inegáveis que demonstram a eficácia e importância da vacina, cresce o número de pessoas que se recusam a vacinar seus filhos, fomentando um movimento perigoso que pode trazer de volta doenças como o sarampo, a poliomielite, entre outras. Apesar dessas doenças não acontecerem mais no nosso território, elas ainda são endêmicas em outros países e não vacinar as crianças aumenta as chances dessas doenças voltarem a ser um problema de saúde pública. Em tempos de excesso de informações e superficialidade de conteúdo, muitas pessoas em todo o mundo, principalmente na Europa, vêm aderindo a um movimento conhecido como anti-vacina. Seja por questionarem a segurança da vacina, por temerem os efeitos colaterais, ou por acreditarem que não estão suscetíveis às doenças, estes grupos estão crescendo cada dia mais, levando países desenvolvidos, como a Itália, a se depararem com surto de doenças há muitos anos erradicadas, como o sarampo. Cabe reafirmar que é inevitável o fluxo de pessoas entre os países, tanto pelo turismo quanto pelos negócios, e o fato de algumas delas não estarem vacinadas pode provocar seu adoecimento e trazer de volta doenças extintas e todos os problemas de saúde pública que elas acarretam. Especialistas explicam que a vacina, como qualquer outro medicamento, pode trazer eventos adversos. No entanto, ponderam que eles são infinitamente mais leves do que as doenças e suas possíveis sequelas. Sendo assim, o desenvolvimento de ações educativas, que levem o conhecimento científico de maneira clara e adequada à população pode contribuir para o esclarecimento a respeito da importância da vacinação, incentivando as pessoas a manterem o calendário de vacinação em dia.

Beneficiário
Gestantes e público em geral.