LIGA INTERDISCIPLINAR DE CUIDADOS PALIATIVOS DA UNIFAL-MG

Apresentação
A Liga Interdisciplinar de Cuidados Paliativos da UNIFAL-MG (LICP UNIFAL-MG) é uma entidade estudantil autônoma, apolítica e sem fins lucrativos, vinculada à Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, que tem como objetivo desenvolver atividades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e cultura com vistas à contribuição para o desenvolvimento científico e aprimoramento dos acadêmicos vinculados à Liga (ligantes) na área dos Cuidados Paliativos. As Ligas acadêmicas apresentam como princípios educacionais, as seguintes competências e habilidades gerais dispostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação da área de Saúde: atenção à saúde; tomada de decisões; comunicação; liderança; administração e gerenciamento; e educação permanente (BRASIL, 2001). A LICP UNIFAL-MG será regida por estatuto próprio, o qual será registrado no Centro Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem assim que este iniciar formalmente suas atividades (2º semestre letivo do ano de 2018).

Objetivos
Despertar nos discentes o interesse pelo estudo dos processos envolvidos nos Cuidados Paliativos; proporcionar aos integrantes da LICP UNIFAL-MG auxílio na realização de trabalhos científicos na área dos Cuidados Paliativos; desenvolver grupos de estudo e discussões, palestras e cursos extracurriculares, campanhas de incentivo, conscientização e promoção relacionados aos interesses da LICP UNIFAL-MG; desenvolver intercâmbio com outras Ligas ou instituições voltadas à expansão do conhecimento na área dos Cuidados Paliativos; prestar serviços à comunidade externa, quanto à divulgação da importância dos cuidados paliativos.

Justificativa
O desenvolvimento de trabalhos que conectem ensino, pesquisa e extensão enriquece o processo pedagógico, possibilita a socialização do saber acadêmico e melhora a dinâmica de atividades entre a comunidade e os acadêmicos, impactando profundamente na formação destes. Ainda, considerando que o conteúdo de cuidados paliativos não é contemplado na grade curricular dos cursos de graduação da área de saúde da UNIFAL-MG, a Liga proporcionará aos seus integrantes oportunidade de conhecimento mais aprofundado sobre esta área, a qual está em franco crescimento tanto no contexto nacional quanto internacional. Quanto à comunidade externa, a Liga pretende fomentar a participação da população em atividades de âmbito universitário por meio do oferecimento atividades como simpósios, palestras, cursos e atividades assistenciais, com o objetivo de popularização dos cuidados paliativos.

Beneficiário
Acadêmicos dos cursos de graduação da área de saúde da UNIFAL-MG (Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Odontologia).