TEKOKUABA : DIVULGANDO A CIÊNCIA

Apresentação
Este projeto é sobre divulgação científica através da internet por meio de vídeos curtos. Nos dias atuais, onde cresce o descrédito na ciência por informações incorretas ou por notícias falsas, a divulgação científica faz-se fundamental para construir uma sociedade informada, fraterna, livre e igualitária. As nações que mais cresceram nas últimas décadas são aquelas apoiadas na ciência, que é o grande motor para o desenvolvimento de uma nação. Desta forma desejamos contribuir para este desenvolvimento através deste projeto. O projeto Tekokuaba https://www.unifal-mg.edu.br/tekokuaba/ é o embrião deste tema, que nos dá a expertise para crescermos nesta área de Extensão. Através de um apoio em 2015 pela FAPEMIG pude adquirir a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento destes materiais. Entretanto, precisamos de discentes para auxiliar na construção de novos vídeos.

Objetivos
Objetivo Geral: Criar material áudio-visual em português sobre assuntos nos quais o Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL domina, com linguagem acessível à sociedade em geral. Nossos objetivos específicos são: a) Produzir uma série de vídeos curtos ; b) Publicar esses vídeos em sites, redes sociais e em plataformas de compartilhamento; c) Levar a um público leigo o conhecimento científico em linguagem acessível; d) Incentivar a participação social, devido a necessidade da sociedade administrar os impactos da ciência e tecnologia na vida cotidiana; e) Capacitar os discentes envolvidos no projeto em assuntos científicos e despertar a responsabilidade social;

Justificativa
A fim de contribuir com a educação cientifica da população para a sua atuação cidadã e a transformação da sua própria realidade, combater a disseminação de informações científicas falsas, promover uma comunicação mais direta entre acadêmicos e o público leigo, e desempenhar com a função da Universidade Pública e Gratuita, conforme dispõe o artigo 207, caput, da Constituição Federal, interação entre a população e Universidade, "disponibilizando, ao público externo à Universidade, o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos dentro da universidade", produziremos vídeos curtos e os publicaremos tanto na página institucional da UNIFAL, https://www.unifal-mg.edu.br/tekokuaba/,com em mídias sociais facebook https://www.facebook.com/tekokuaba/ e youtube https://www.youtube.com/tekokuaba. Carl Sagan disse ”Vivemos em uma sociedade curiosamente dependente de ciência e tecnologia, na qual quase ninguém sabe coisa alguma sobre ciência e tecnologia”. Já Anísio Teixeira, um dos maiores educadores brasileiros tinha como ideia: ”Sou contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância”. Este projeto, tem como premissas atacar os problemas apresentados por estas duas personalidades. A divulgação científica tem grande potencial para dialogar com toda a sociedade, levando conhecimentos produzidos na Acadêmia para toda a sociedade. A criação de material com forte bases científicas, deve ser construída sempre com o pensamento no público alvo: os não especialistas. Para avançarmos como sociedade, precisamos apresentar à sociedade os conhecimentos modernos gerados no último seculo, e isto pode auxiliar neste processo. Para a criação destes materiais, ́e necessário adequar a vertente artística e cultural do indivíduo, com conhecimentos de física, química, filosofia e engenharias. Além disto é necessário um bom conhecimento em computação, pois estamos criando animações para que os vídeos sejam muito agradáveis. A divulgação não deve ser pelo simples fato de divulgá-la, mas deve ter como objetivo o seu alcance. Por alcance entende-se a quantidade de pessoas que receberão esta informação, e quanto deste conhecimento será assimilado por estas. Nos dias de hoje, o meio mais eficaz para alcançar uma grande quantidade de pessoas ́e a internet, mas como fazer com que estas pessoas assimilem as informações a serem divulgadas? Precisamos de mídias contemporâneas para que o projeto obtenha sucesso: (i) vídeos de curta duração e (ii) material de apoio veiculados por paginas internet.

Beneficiário
Sociedade externa à Universidade, que possua interesse por ciência.