COMEX NAF NÚCLEO DE APOIO SOCIAL PARA COMERCIO EXTERIOR

Apresentação
O COMEX NAF é uma iniciativa em parceria com a Receita Federal, cujo objetivo é oferecer qualificação, educação e auxilio nas questões de comercio exterior, importação, principalmente de remédios, exportação de produtos artesanais com atendimentos gratuitos para pessoas portadoras de doenças que necessitem importar remédios, pessoas de baixa renda, alunos e micro empreendedores. A ideia principal do projeto é proporcionar aos alunos o aprofundamento e prática do comércio exterior, colocando em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula e nas demais atividades de ensino e extensão universitária, oferecendo, ao mesmo tempo, suporte, cursos e atendimento gratuito e de qualidade. Essa parceria propicia a utilização e participação de mais de 15 cursos anuais oferecidos pela Receita Federal do Brasil através de sua plataforma Rede Naf https://receitafederalead.sebrae.com.br/App/Student/User/Account/Login além de capacitações, premiações e interação com a sociedade.

Objetivos
O objetivo principal é a interação dos alunos com pessoas que necessitem importar remédios ou outros tipos de farmacos que necessitem de um processo de importação interação com pequenos produtores e artesãos que queiram exportar seus produtos, participação em treinamentos, cursos e procedimentos fiscais ligados direta e indiretamente a Receita Federal e as agências aduaneiras. Participação em eventos, palestras e cursos oferecidos por esta entidade e ministrar cursos e palestras nas diversas áreas do conhecimento do comércio exterior.

Justificativa
O projeto, além de promover a interação entre órgãos públicos, abre portas para os alunos cursarem e terem acesso a treinamentos oferecidos pelo SEBRAE e pela REDE NAF no portal https://receitafederalead.sebrae.com.br/App/Student/User/Account/Login e em atividades presenciais de grande relevância para os cursos de Ciências Contábeis e afins. Auxiliar no processo de importação de desembaraço de remédios e fármacos para pessoas com doenças que não possuem remédios no Brasil. Este processo de importação é complicado e os alunos poderão colaborar para a saúde e bem estar destas pessoas, em sua maioria, carentes. Os cursos podem ser replicados para a sociedade e com isso haver uma melhora na gestão financeira e aduaneira dos seus participantes. Podcasts e vídeos educativos serão parte do projeto para aumentar o alcance na sociedade e poder auxiliar mais pessoas na educação aduaneira para importação de bens de consumo simples e exportação de artesanatos.

Beneficiário
Público universitário da UNIFAL-MG de todos os campi, pessoas de baixa renda que não podem pagar auxilio de importação de remédios e fármacos ou de produtos simples, artesãos e pequenos produtores, micro empreendedores com baixo fluxo financeiro que necessitam de apoio exportação de seus produtos.