BANDA HISTÓRIAS CANTADAS

Apresentação
A banda Histórias Cantadas surgiu em 2017 com o objetivo de trabalhar com crianças das escolas e instituições educacionais de Alfenas um repertório musical infantil diferenciado das músicas comerciais. A proposta é aproximar as crianças dos instrumentos musicais e de temas importantes para o desenvolvimento infantil, como: higiene, contos populares, diversidade cultural, respeito ao meio ambiente. A banda ao mesmo tempo que proporciona um momento feliz e marcante para a criança, contribui para aprendizagem de uma forma diferente da convencional. Atualmente, a banda é composta por 24 pessoas que tocam instrumentos de corda, percussão e uma contadora de histórias, além das cantoras e cantores que interagem com as crianças durante as apresentações. O repertório musical é escolhido entre composições de grupos e artistas como: Tiquequê, Palavra Cantada, Grupo Trii, Mundo do Bita e Arnaldo Antunes. Além desse repertório intantil, a banda apresenta também temas musicais de filmes e animes.

Objetivos
Estudar, praticar e apresentar músicas com temáticas infantis. Construir um repertório musical e de histórias com narrativas para público infantil mas que também inspire jovens e adultos. Trocar experiências musicais e construir narrativas conjuntamente com o público.

Justificativa
O Projeto Histórias Cantadas surgiu a partir da ideia de trabalhar junto com crianças de instituições educacionais de Alfenas um repertório musical voltado para temáticas importantes para o desenvolvimento físico e emocional, contribuindo para diminuir a carência de ações direcionadas a estes objetivos existentes na cidade. A ideia inicial surgiu a partir das discussões e práticas realizadas em disciplinas dos cursos de História e Pedagogia da UNIFAL-MG, quando estudantes e docentes perceberam a dificuldade em trabalhar com musicalização infanto-juvenil, visto que o acervo musical mais conhecido e divulgado voltava-se basicamente para ações de marketing de produtos. Nesse sentido, a proposta busca preencher um espaço pouco explorado em escolas, principalmente da rede pública de ensino, qual seja, trocar experiências musicais que ajudem na melhora da qualidade de vida, na percepção musical, na sensibilização para a música e as artes em geral com crianças e jovens que têm pouco ou nenhum acesso a esses conteúdos fundamentais para a formação socioeducativa e cidadã. O projeto Histórias Cantadas vem atuando desde 2017 e em 2018 passou a ser uma ação independente. Desde então, o projeto vem desenvolvendo ações junto às escolas das redes pública e particular em Alfenas, dialogando com educadores e estudantes. Ao longo dos anos de atividade do projeto, percebeu-se a carência das instituições de ensino em oferecer atividades lúdicas ligadas às artes. No caso, trabalhando especificamente com a música, verifica-se que tanto instituições públicas como da rede privada, demandam por ações que proporcionem conteúdos e experiências musicais para crianças. As ações desenvolvidas pela Banda tem contemplado um público muito diversificado, abordando por meio da música e de narrativas, questões fundamentais ligadas ao crescimento saudável das crianças e bem-estar de jovens e adultos. A música e as experiências musicais estão presentes em nossa sociedade, em todas as camadas da população. Sua abrangência se amplia quando refletimos no seu poder de conectar pessoas, tanto os músicos quanto os ouvintes. A música costuma ter grande influência sobre o estado de ânimo das pessoas, provocando diferentes sensações. A música também pode contribuir para o processo de aprendizagem, especialmente quando for apresentada desde cedo para a criança. A Banda Histórias Cantadas, entendendo a relevância da música para o processo de aprendizagem na infância, elabora seu repertório tendo como objetivo explorar temas que são importantes para o universo infantil e apresenta instrumentos e formas de tocar, que por vezes, o acesso é restringindo pelas condições socioeconômicas. É também possível, por meios das apresentações, estabelecer um contato dialógico, no qual músicos e crianças/ouvintes experimentam uma troca de sensações e aprendizagens múltiplas por meio da música.

Beneficiário
Comunidade externa; crianças, jovens e adultos; servidores/as e discentes da UNIFAL-MG.