CLÍNICA FELIZ

Apresentação
O objetivo deste projeto é realizar atividades educativas com crianças de 3 a 12 anos de idade atendidas na Clínica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) enquanto aguardam atendimento odontológico. As atividades desenvolvidas visam reduzir ou eliminar as reações de medo e ansiedade da criança frente ao tratamento odontológico e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e comportamental, além de auxiliá-la na compreensão de prevenção em saúde, cidadania, direitos e deveres sociais, por meio de uma abordagem não-formal de educação através de atividades lúdicas, respeitando-se os níveis de coordenação e cognição de cada criança. O diferencial do projeto baseia-se na interdisciplinaridade através da atuação conjunta de discentes dos cursos de Odontologia e Pedagogia da UNIFAL-MG. Os relatos das experiências e dos resultados obtidos serão registrados em diários de campo pelos discentes e discutidos em reuniões quinzenais.

Objetivos
• Capacitar as crianças e responsáveis para serem protagonistas na responsabilidade do conhecimento do processo saúde/doença, bem como da sua resolução, por meio do compartilhamento de saberes; • Diminuir as reações de ansiedade da criança e melhorar a aceitação ao tratamento odontológico; • Promover atividades lúdicas em uma abordagem não formal de educação; • Desenvolver metodologias adequadas à cultura e necessidade de cada grupo de sala de espera; • Cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas, especialmente 3 - Saúde e Bem-estar e 4 - Educação de qualidade; • Transformar a sala de espera de um ambiente passivo para um ambiente ativo do ponto de vista educacional; • Auxiliar no processo de desenvolvimento emocional, comportamental, motor e social da criança; • Promover sensação de bem estar para o paciente; • Beneficiar o relacionamento profissional-paciente; • Promover conforto e tranquilidade aos acompanhantes; • Desenvolver princípios de integralidade, indissociabilidade e intersetorialidade da saúde; • Romper com o modelo mecanicista e biomédico de saúde; • Estimular o cumprimento do proposto na Política Nacional de Humanização; • Estabelecer vínculos de confiança do paciente e acompanhante aos serviços públicos de saúde; • Promover interdisciplinaridade entre os cursos de Odontologia e Pedagogia da INIFAL-MG.

Justificativa
Por tradição, as salas de espera configuram-se um ambiente mecanicista e puramente burocrático, interferindo na satisfação do paciente com o tratamento e até mesmo com o profissional que presta atendimento. Além disso, uma sala de espera tediosa e agoniante aumenta a ansiedade, medo, desgaste físico e emocional, principalmente em crianças. Tais reações podem levar à piora do comportamento infantil no consultório e, até mesmo, à recusa ao tratamento. Sendo assim, justifica-se a realização desse projeto a fim de rearranjar a sala de espera de forma a minimizar ou eliminar a influência dos problemas relacionados à recepção para o atendimento em saúde. A proposta de trabalho com atividades pedagógicas vai de encontro à época escolar das crianças atendidas, o que favorece o processo de aceitação das atividades realizadas. Com isso, a sala de espera será aproveitada como um ambiente ativo de educação e formação. Acredita-se que para um melhor desenvolvimento humano e cognitivo, a criança precisa estar assistida por profissionais com capacidade para orientá-las.

Beneficiário
Crianças atendidas na Clínica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG, os responsáveis que acompanham as crianças, discentes do curso de Odontologia que prestam atendimento e os envolvidos na realização das atividades educativas.