XADREZ NA UNIFAL-MG: O JOGO COMO POSSIBILIDADE ESPORTIVA E LAZER

Apresentação
Apresentamos, a seguir, o plano de trabalho vinculado ao Projeto Xadrez para todos, a ser coordenado pelo Prof. Dr. Mário Danieli Neto, tendo como colaboradores o Prof. Me. Ronaldo André Lopes e o discente Jonas Augusto Gonçalves Chaves. A proposta deste projeto, no âmbito da Extensão Universitária, está diretamente ligada às diretrizes de Extensão na Educação Superior, conforme o Conselho Nacional de Educação (BRASIL, 2018). Assim, para a exequibilidade do Projeto de Xadrez, os proponentes se mostram dispostos a discutir e realizar as ações atendendo à interação dialógica; interdisciplinaridade; indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; impacto na formação do estudante; e impacto e transformação social.

Objetivos
Proporcionar aos discentes, à comunidade acadêmica e à comunidade externa o contato com o jogo de xadrez como uma possibilidade de lazer e recreação, bem como de promoção esportiva e desenvolvimento do raciocínio lógico. Objetivos específicos: desenvolver pesquisas voltadas para a relação entre xadrez, educação e integração acadêmica e social; produzir materiais didáticos voltados para o ensino e prática do xadrez; realizar e participar de torneios internos e externos à UNIFAL-MG.

Justificativa
O projeto se justifica uma vez que há uma demanda bastante significativa pelo jogo de xadrez e seu estudo. Apesar dessa demanda, não havia, até 2023, umprojeto em curso que abordasse diretamente o jogo de xadrez na UNIFAL-MG. Portanto, o projeto Xadrez visa atender a essa demanda. Além disso, trata-se de uma ação que tem como intuito a criação de um espaço de lazer e prática esportiva do xadrez, colaborando, assim, para o bem-estar da comunidade acadêmica. Tendo em vista a realização do projeto realizada no segundo semestre de 2023, observamos a participação de discentes, docentes, técnicos, estudantes de escolas públicas e particulares de Alfenas. Isso favoreceu a intergeracionalidade, o compartilhamento de saberes e experiências e o diálogo entre os participantes, fatores que também justificam a proposta do projeto para 2024.

Beneficiário
Esperamos contemplar cerca de 100 pessoas, estando entre elas discentes, docentes e técnicos, da UNIFAL-MG, além de membros da comunidade externa interessados no projeto, incluindo os estudantes da educação básica.