ESTRATÉGIAS DE QUALIFICAÇÃO PARA O CUIDADO ÀS PESSOAS COM DCNT COMPETÊNCIAS GERENCIAIS E ASSISTENCIIAIS DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA A PREVENÇÃO DO PÉ DE PESSOAS COM DIABETES

Apresentação
As atividades de qualificação profissional serão fundamentadas nas concepções teóricas do processo saúde-doença e do processo de trabalho em enfermagem, amparadas nos quatro eixos norteadores da formação do enfermeiro (cuidar, educar, gerenciar e pesquisar). O processo saúde-doença é entendido como um continuum, ou seja, um estado dinâmico, multifacetado, influenciado pelas condições de vida e de trabalho, reconhecidas como determinantes sociais. Assim, o processo de trabalho em enfermagem concebe a profissão de enfermagem como uma prática social, que se insere no processo de trabalho em saúde e se articula com outros trabalhadores da área, com o objetivo de intervir no processo saúde-doença individual e coletivo. A implementação da proposta de qualificação se dará por atividades ofertadas por meio remoto, com o uso das tecnologias digitais disponíveis na plataforma Moodle. Estes encontros conduzem as avaliações periódicas do processo de ensino-aprendizagem, para acompanhamento.

Objetivos
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para pessoas com diabetes da região do estado de São Paulo, por meio de atividades de educação à equipe de saúde, em especial Enfermeiros, nos tópicos: Conceitos gerais de Diabetes Mellitus. Epidemiologia do diabetes. Introdução à podiatria clínica. Anatomia e biomecânica dos pés. Pé diabético: abordagem geral. Pé diabético: avaliação e orientação. Desbridamento como fundamento para cicatrização. Controle da umidade. Curativo para manejo do leito da ferida. Terapias fotobioestimuladoras. Calçados para cicatrização. Autocuidado no cotidiano de pessoas com pé diabético. Doença arterial periférica em pessoas com diabetes e úlcera no pé. Alívio de pressão em úlceras nos pés de pessoas com diabetes. Amputação em MMII. Casos clínicos.

Justificativa
A educação permanente de profissionais são necessários para garantir assistência de qualidade aos pacientes atendidos no SUS.

Beneficiário
Enfermeiros da atenção primária à saúde de municípios do estado de São Paulo.