PALIATIVO

Apresentação
O Programa "paliATIVO" está vinculado à Liga Interdisciplinar de Cuidados Paliativos da UNIFAL-MG (LICP UNIFAL-MG) e ao Centro Interdisciplinar de Estudos em Cuidados Paliativos (cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq). O nome do programa é inspirado no verbo "paliar", que significa "ação ou efeito de paliar". Assim, o nome do programa faz alusão a ações que visam colaborar para o alívio do sofrimento físico, espiritual, social e psicológico de pessoas e suas famílias que enfrentam doenças graves, em progressão e que ameaçam a vida; por isso "paliATIVO". É importante ressaltar que esta proposta de Programa de Extensão está sendo submetida no fluxo contínuo para registro correto de suas ações componentes, contudo, aguardamos a publicação do edital PROBEXT para que este Programa possa concorrer às bolsas.

Objetivos
Contribuir para a disseminação da temática dos Cuidados Paliativos entre a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG por meio da realização da ação "II Semana de Cuidados Paliativos da LICP UNIFAL-MG"; contribuir para a disseminação da temática entre a sociedade por meio dos eventos a serem realizados (palestras diversas ao longo do ano); contribuir para a educação permanente dos profissionais da atenção básica de Alfenas na área de cuidados paliativos; contribuir para o desenvolvimento acadêmico de alunos de cursos de graduação da área de saúde da UNIFAL-MG no campo da assistência em saúde por meio da abordagem dos cuidados paliativos; contribuir para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à comunicação entre os discentes extensionistas (essencial na abordagem relacionada aos cuidados paliativos).

Justificativa
O Programa se justifica pela demanda de disseminação do conhecimento acerca dos Cuidados Paliativos entre todos os envolvidos/interessados no sistema de saúde: usuários, profissionais de saúde e gestores. Diante do contexto de transição demográfica e epidemiológica que vivenciamos, torna-se cada vez mais necessária a abordagem de questões relacionadas à população idosa e às doenças crônicas. Assim, é papel da universidade contribuir para que o conhecimento produzido em seu meio seja disseminado entre a sociedade, contribuindo para a formação de acadêmicos e profissionais de saúde, além de favorecer o acesso da população a este tipo de cuidados.

Beneficiário
Profissionais de saúde da Atenção Básica de Alfenas e adultos acometidos por condições crônicas ou por vulnerabilidades associadas ao envelhecimento.