PRIMEIROS SOCORROS

Apresentação
As ações do Projeto de Extensão Primeiros Socorros associadas aos pilares de ensino e pesquisa têm como objetivo o atendimento de suporte básico de vida em situações de emergência pré-hospitalar voltadas para desenvolvimento de habilidades de prestação de socorros para leigos, por meio do aprendizado teórico e prático de procedimentos emergenciais e atualizados aplicadas às vítimas de traumatismos e de mal-estar súbito. Este atendimento de emergência visa a preservação a vida, evitando provocar novas lesões ou agravar as já existentes, enquanto se aguarda a chegada do pessoal qualificado ou até que o paciente seja transportado com segurança para o hospital adequado as suas necessidades.

Objetivos
Estimular a aquisição de uma melhor desenvoltura pelo acadêmico e o desenvolvimento de habilidades na prestação de primeiros socorros pelo público-alvo. Realizar revisão bibliográfica dos temas a serem abordados nas atividades educativas.

Justificativa
As técnicas de primeiros socorros são indispensáveis às vítimas de agravos, fazendo a diferença entre o óbito e a continuidade da vida, e isso só é possível quando há pessoas treinadas capazes de conduzir a situação com competência e serenidade até a chegada de uma equipe especializada. Sendo assim, justifica-se a realização das ações educativas do projeto Primeiros Socorros, que visam o desenvolvimento de habilidades em prestação de socorro por meio do aprendizado teórico e prático de procedimentos imediatos e atualizados aplicadas às vítimas de traumatismos e de distúrbio clínico súbito.

Beneficiário
Acadêmicos matriculados nos cursos da UNIFAL-MG, servidores e funcionários terceirizados, instrutores e atiradores do TG 04-004 -Alfenas/MG; alunos matriculados no cursinho popular da UNIFAL-MG, coordenadores e funcionários do SARAI.