CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM DA UNIFAL-MG

Apresentação
O Programa Curso Preparatório para o ENEM é uma ação de Extensão da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) que visa promover ações educativas, junto a jovens e adultos, que possibilitem o desenvolvimento de ampla relação com o conhecimento e que contribuam para a formação no plano cognitivo e social, de forma a aumentar as chances de acesso ao Ensino Superior das camadas populares. Para tanto, o programa tem como componentes três projetos e um curso de formação, este último destinado aos acadêmicos bolsistas de extensão que atuam como professores ou gestores. Quanto aos projetos, há um para cada campi universitário para atender gratuitamente jovens e adultos oriundos de escolas públicas, bem como pessoas de baixa renda de Alfenas, Poços de Caldas, Varginha e região. Atualmente o Programa atende cerca de 450 estudantes por ano, conta com 36 bolsistas de Extensão e com 6 professores coordenadores das ações.

Introdução
O Curso Preparatório foi implantado há mais de 10 anos na antiga EFOA com a denominação de Curso Pré-Vestibular "Incluindo os Excluídos" objetivando propiciar a estudantes oriundos de escolas públicas maiores oportunidades de ingresso na Universidade. Após passou a apenas "Curso Preparatório para o Vestibular", dando preferência para alunos que haviam concluído o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa. Com a implantação do "Exame Nacional do Ensino Médio" e a sua utilização para o ingresso no Ensino Superior e também com a implantação dos cursos de licenciatura na UNIFAL-MG, o projeto a partir de 2013 passou a contar com a assessoria pedagógica de professores. A forma de condução das atividades do projeto sofreu mudanças necessárias ao atendimento das especificidades do ENEM, alterando também a denominação para “Curso Preparatório para o ENEM”, com possibilidades de preparação para alunos que desejam a certificação do ensino médio. Em 2015 iniciou-se o processo de reestruturação e expansão do número de beneficiários e de bolsistas de extensão. Em Poços de Caldas, o denominado “Curso pré-vestibular e preparatório ao ENEM UNIFAL-MG campus Poços de Caldas” ocorre com o esforço do Programa de Educação Tutorial (PET). O curso funciona em uma sala de aula disponibilizada pelo Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, atende 50 estudantes de baixa condição socioeconômica no período noturno, sendo eles egressos de escola pública ou que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio. Em Varginha, o curso preparatório é intitulado “Projeto Aprendendo a Aprender” e vem sendo desenvolvido desde 2012, pelo PET do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, busca a criação de possibilidades de inserção de jovens carentes, provenientes das escolas públicas, na Universidade. As aulas são realizadas aos sábados nas dependências da UNIFAL-MG em Varginha, com duas turmas de 60 alunos em cada. Esta trajetória de propostas com mesmo objetivo gerou a necessidade de reestruturação administrativa e consolidação de um Projeto Político Pedagógico (PPP) para o “Curso Preparatório para o ENEM”, que respondesse a qualidade das atividades e institucionalizasse de forma diferenciada o projeto, buscando atender as demandas dos três Campi de forma unificada. Assim, em 2017 as ações anteriormente isoladas acontecem sob o mesmo projeto e com ações integradas de formação de bolsistas de Extensão que atuam como professores, há também o aumento do número de beneficiários em Alfenas com a formação de três turmas no campus Sede, uma matutina e duas noturnas, e uma turma implantada na Escola Estadual Padre José Grimminck no Bairro Pinheirinho. Em 2018, com a consolidação da proposta de unificação dos 3 projetos em um único, as atividades são executadas na forma de um Programa de Extensão proporcionando assim a integração de projetos anteriormente independentes e isolados sem, entretanto, desconsiderar as especificidades de cada campi.

Objetivo Geral
Promover ações educativas, junto a jovens e adultos, que possibilitem o desenvolvimento de ampla relação com o conhecimento e que contribuam para a formação no plano cognitivo e social, visando aumentar as chances de acesso ao Ensino Superior das camadas populares de Alfenas, Poços de Caldas, Varginha e região.

Objetivos Específicos
1) Preparar jovens e adultos para a realização do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), atendendo estudantes oriundos de escolas públicas e EJA (Educação de Jovens e Adultos); 2) Promover a integração dos estudantes nas diversas atividades na UNIFAL-MG; 3) Divulgar a UNIFAL-MG e seus cursos pela atividade extensionista; 4) Colaborar para construção de vínculos entre universidade e sociedade local por meio da ação de extensionista; 5) Contribuir para a formação de professores com a participação de estudantes da graduação da UNIFAL-MG atuando no cursinho com experiências de práticas de ensino.

Justificativa
A presente é uma proposta de renovação do formato definido em 2018, nesta a equipe de trabalho será composta por estudantes de graduação, alguns atuando como professores e outros como gestores, por uma equipe de professores coordenadores pedagógicos para tutoria das atividades, e pelos professores coordenadores dos projetos e cursos do programa. Assim serão necessárias 288 bolsas de Extensão totalizando 36 bolsistas que atuarão como professores e gestores nos três campi. Conforme evolução histórica, inicialmente as perspectivas de resultados tinham como indicadores: a) alta demanda na inscrição; b) mudança cultural; c) inserção de alguns cidadãos na universidade. O público beneficiário era constituído por alunos que já haviam concluído ou que estavam cursando o terceiro ano do ensino médio. De acordo com as necessidades do “Curso Preparatório do ENEM” nos campi da UNIFAL-MG houve a necessidade de formatar um Projeto Político Pedagógico (PPP), de forma a estabelecer aspectos metodológicos semelhantes na oferta do curso, e atender as demandas sociais de jovens e adultos que buscam sua inclusão na Universidade. Atualmente, a perspectiva é atender os jovens e adultos de baixas condições socioeconômicas, que estudaram ou ainda estudam em escolas públicas. Com a formação de uma equipe pedagógica composta por professores membros dos três campi, o “Curso preparatório para o ENEM” terá uma estruturação metodológica de forma a viabilizar inovação no processo ensino-aprendizagem, e assim, atender as necessidades de seu público alvo. Ressalta-se como justificativa os bons resultados apresentados pelas edições anteriores da proposta. O projeto, seja na forma tradicional de Curso Preparatório para Vestibular, ou na forma atual, como preparatório para o ENEM, tem apresentado bons resultados, dentre os quais destacamos: - De 2000, quando foi implantado, até os dias atuais, em torno de 160 alunos que frequentaram as atividades do curso conseguiram ingressar na graduação da UNIFAL-MG; - Destaca-se também o fato de que alguns ex-alunos do curso preparatório que ingressaram em cursos de graduação da UNIFAL-MG se tornaram professores no projeto. Assim, o desenvolvimento desta ação, como projeto de extensão, tem atendido as diretrizes da extensão universitária de forma especial a que diz respeito ao impacto e transformação, atuando de forma transformadora da sociedade, contribuindo com o ingresso de estudantes oriundos de escola pública em uma universidade pública, colaborando com as políticas de inclusão e mudança social por meio da educação. Com o aprimoramento de um PPP, com a presença de uma equipe pedagógica, seleção de estudantes-bolsistas, construção conjunta de material pedagógico, parceria com escolas publicas nos municípios de Poços de Caldas, Varginha e Alfenas, a ação abrangerá dimensões significativas de qualidade oferecendo um quantitativo de vagas que buscará atender a demanda muito significativa da população a que se destina. Apenas 14% da população entre 18 e 24 anos de idade ingressam no ensino superior no Brasil. Em comparação com outros países da América Latina, América do Norte e Europa, a matrícula brasileira de graduação ainda é bastante insatisfatória (OLIVEIRA e OLIVEIRA, 2011). Para Neves (2007), os dois principais aspectos de exclusão relacionados a este dado são: a saída precoce do sistema educacional, sobretudo no sistema público de ensino médio e fundamental e o atraso escolar de jovens nesta faixa-etária. O acesso de estudantes oriundos de camadas populares de baixo poder socioeconômico ou de escolas públicas às universidades públicas brasileiras tem, historicamente, despertado preocupações dos poderes governamentais e estudiosos do assunto. É papel da Universidade, na sua tarefa de Extensão Universitária colocar sua expertise para melhorias nas condições de ensino e dos problemas da sociedade, e neste caso, pode proporcionar condições de inclusão nas universidades de nossos jovens, gerando como consequência melhorias nas condições de vida da população. Torna-se relevante, portanto, a construção e aprovação desta proposta de Programa do “Curso preparatório para o ENEM”, e o estabelecimento de uma política de extensão em nossa Universidade que viabilize a execução dessa ação nos três campi da UNIFAL-MG, com a participação de uma equipe pedagógica que orientará as atividades docentes através do Curso de Formação.

Beneficiário
Os beneficiários do projeto são jovens e adultos oriundos de escolas públicas e EJA (Educação de Jovens e Adultos), bem como pessoas de baixa renda de Alfenas, Poços de Caldas, Varginha e região, que desejam realizar o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).