CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM (POÇOS DE CALDAS)

Apresentação
O projeto visa consolidar o Curso Preparatório ao ENEM em Poços de Caldas existente desde 2011. O Curso é voltado aos estudantes oriundos do ensino médio de escolas públicas. O projeto além de proporcionar aos estudantes maiores chances de ingresso em universidades públicas via preparação ao ENEM ou vestibulares tradicionais, também permitirá uma maior integração do campus da UNIFAL-MG com escolas públicas do município. O projeto vem sendo implantado em etapas visando amadurecimento continuo e inserção dos alunos-professores do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Engenharias. Os resultados esperados do projeto estão relacionados a uma melhor preparação e desempenho de estudantes de ensino médio de Poços de Caldas no ENEM.

Introdução
Os índices de desigualdade social no Brasil têm-se refletido em vários indicadores da sociedade, tais como: distribuição de renda, emprego, escolaridade, acesso à saúde, etc. Segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), apenas 14% da população entre 18 e 24 anos de idade ingressam no ensino superior no Brasil. Em comparação com outros países da América Latina, América do Norte e Europa, a matrícula brasileira de graduação ainda é bastante insatisfatória (OLIVEIRA e OLIVEIRA, 2011). Para Neves (2007) os dois principais aspectos de exclusão relacionados a este dado são: a saída precoce do sistema educacional, sobretudo no sistema público de ensino médio e fundamental e o atraso escolar de jovens nesta faixa-etária. O acesso de estudantes oriundos de camadas populares ou de escolas públicas às universidades públicas brasileiras tem, historicamente, despertado preocupações do poderes governamentais e estudiosos do assunto. O acesso desigual dos grupos sociais ao ensino superior e o desempenho de estudantes nesse nível de ensino são resultantes de uma extensa gama de fatores relativos ao ambiente familiar, ao status socioeconômico, à formação do aluno, ao tipo de escola frequentada anteriormente, até a própria personalidade do aluno. Vários autores têm discutido a interferência dos sistemas de ensino na reprodução das desigualdades sociais. Atualmente, várias IES (Instituições de Ensino Superior) no Brasil, vêm adotando o ENEM (Exame do Ensino Médio) em substituição aos vestibulares tradicionais como forma de ingresso aos seus cursos de graduação. Além do ENEM, o sistema de escolha feito via SiSU-MEC (Sistema de seleção unificada), tem contribuído para melhor otimização das vagas e democratização do acesso. Neste contexto, criar mecanismos que subsidiem o melhor desempenho dos estudantes de escolas públicas em exames de seleção aos cursos superiores, podem em muito contribuir para redução da desigualdade existente no sistema de ingresso e valorizar aspectos de mérito e não assistenciais no aceso destes estudantes a cursos de graduação.

Objetivo Geral
O objetivo fundamental deste projeto é promover melhores chances de ingresso no ensino superior de alunos oriundos de escolas públicas por meio de um Curso Preparatório ENEM.

Objetivos Específicos
a) Proporcionar a estudantes de oriundos de escolas públicas de Poços de Caldas e região maiores chances de ingresso em universidades públicas via preparação ao ENEM ou vestibulares tradicionais; b) Proporcionar aos discentes da UNIFAL-MG maior integração com escolas públicas do município de Poços de Caldas; c) Potencializar a interação dos estudantes de escolas públicas às diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus da UNIFAL em Poços de Caldas; d) Fornecer aos discentes da UNIFAL-MG a oportunidade de lecionar em ensino médio subsidiando à formação de recursos humanos em educação.

Justificativa
Em todo o país, nos últimos anos, uma das formas de intervenção surgidas no âmbito de universidades públicas, foi a criação de cursos pré vestibulares para camadas carentes da população via projetos de extensão. Dentro deste contexto projeto aqui apresentado visa consolidar o curso preparatório ENEM destinado à estudantes de escolas publicas do município de Poços de Caldas (MG).

Beneficiário
Alunos de ensino médio oriundos de escolas públicas.