MINERAÇÃO PARA TODOS

Apresentação
Engenharia de Minas é um curso cujo conteúdo e área de atuação não são conhecidos pela sociedade em geral, em virtude do pequeno número de universidades no país que ofertam esta carreira. A economia brasileira sempre apresentou uma relação estreita com a extração mineral, sendo esta verificada desde os tempos do Brasil como colônia, quando foi um dos vetores da ocupação territorial do país. Desde aquela época, a mineração é um dos setores básicos da economia, sendo atualmente responsável por três a cinco por cento do Produto Interno Bruno – PIB, tendo chegado ao ano 2000 a oito e meio por cento do PIB, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pode- se destacar ainda, que no ano de 2011 o valor da produção mineral brasileira chegou a USD 50 bilhões, segundo ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). A extração mineral é responsável por grande parte da obtenção de matérias primas utilizadas pela sociedade, sendo importante em diversos setores.

Objetivos
Realizar a coleta, catalogação e acondicionamento de amostras para exposição em vitrines; Elaboração de um mapa que ilustre as atuais áreas de mineração em atividade registradas junto ao DNPM; Realizar palestras e workshops direcionados aos alunos de Ensino Médio e Comunidade em geral, visando à divulgação dos Cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e de Engenharia de Minas, suas áreas e potencial de atuação; Esclarecer dúvidas de possíveis ingressantes no Curso de Engenharia de Minas, acerca das atividades citadas; Promover a integração entre universidade e comunidade.

Justificativa
Este projeto apresenta um grande potencial motivacional para a atração de novos alunos para a Engenharia de Minas, assim como a manutenção dos atuais estudantes de graduação. É especificamente interessante, em função do modelo pedagógico adotado para o ciclo inicial de estudos na UNIFAL-MG Campus Avançado de Poços de Caldas, onde o discente ingressa no Bacharelado em Ciência e Tecnologia (que dura seis semestres e funciona como o primeiro ciclo de formação da engenharia) e depois escolhe o curso de engenharia que deseja seguir. O apelo junto à Comunidade da região, especialmente aos alunos de Ensino Médio, é bastante grande, visto o histórico minerador observado em Poços de Caldas-MG.

Beneficiário
Serão envolvidos na ação discentes de ensino médio, docentes de ensino médio, discentes ingressantes no BCT e na Engenharia e docentes do ICT.