UTE - UNIVERSIDADE, TEATRO E ESCOLA

Apresentação
O teatro tem suas origens nas primeiras sociedades primitivas, em que acreditavam que as danças imitativas eram favoráveis para o controle de fatos indispensáveis para a sobrevivência dos mesmos. E assim, essa arte foi se consolidando ao longo dos anos, sendo utilizada, além do entretenimento, como alicerce para o alcance de diversos propósitos, sejam eles emocionais, físicos ou sociais. Assim, com ênfase na inclusão Social e Cultural, o UTE - Universidade, Teatro e Escola - visa fomentar a inserção de trabalhos artísticos no ambiente universitário, propiciando a solidificação de um grupo de teatro no Campus e , consequentemente, apresentações teatrais para toda comunidade. Além de difundir a experimentação teatral e cultural em áreas de vulnerabilidade social.

Objetivos
1 – Promover a prática teatral no campus, para integrantes ou não da instituição; 2 – Promover um estudo prático e teórico do teatro; 3 – Realizar apresentações de esquetes cênicas na Universidade; 4 – Criar e apresentar peças teatrais abertas a toda a população; 5 - Solidificar um grupo de teatro universitário e torná-lo cada vez mais apto e preparado às intervenções teatrais; 6 – Promover intervenções culturais para os integrantes do Caritas; 7 – Auxiliar no desenvolvimento social, emocional e interpessoal dos integrantes, decorrente do conhecimento corporal e estruturação da área afetiva e cognitiva; 8 - Promover uma interação dialógica entre comunidade e universidade; 9 – Consolidar as diretrizes propostas pela Extensão; 10 - Promover a inclusão social e o direito a cultura; 11 – Promover o alcance cultural a uma maior parcela da sociedade;

Justificativa
Dentre os movimentos artísticos presentes na universidade, o teatro ainda possui um pequeno espaço em meio ao campus. E Por se tratar de um ambiente heterogêneo, a academia se torna um local propício para o intercâmbio cultural. Visto isso, verifica-se a necessidade de um grupo de teatro universitário, para que toda a comunidade acadêmica – ou geral – tenham acesso a essa arte. Ainda mais, o município de Alfenas encontra-se carente na área teatral, com poucos grupos teatrais presentes na cidade e poucos movimentos relacionados - que de modo gradual está mudando esse cenário. A cidade já contou com fortes movimentos teatrais, liderados pelos grupos TAC(Teatro de Comédia Alfenense) e Cena Set – hoje, não mais atuantes. Assim, essa é uma forma de renascer essa pluralidade artística, e voltar a promover um enriquecimento cultural e artístico para os habitantes do município. Consequentemente, os adolescentes e as crianças crescem sem ter a oportunidade de ter um mínimo contato com esse ramo artístico, ficando o teatro e a cultura, muitas vezes, relegado a um público restrito. Daí surge a necessidade de proporcionar intervenções culturais e oficinas em áreas de vulnerabilidade social, e aproximar as crianças e adolescentes dessa natureza. Os temas escolhidos - para as apresentações e oficinas na comunidade - possuirão linha temática Socioeducativa, visando atuar – além do aspecto cultural - como um alicerce educacional e comportamental. Devido ao caráter lúdico provido pela arte teatral, a absorção e o aprendizado se tornam mais atrativos, o que auxiliará o processo social realizado pelo Caritas. Inclusive, dentre os projetos sociais realizados no Caritas, o teatro é o único não contemplado ainda na comunidade. Por fim, como se pode perceber há poucos projetos artísticos como este na cidade, por isso, a importância do mesmo para formação de profissionais mais completos. Considerando os significados manifestados pelas artes cênicas, artísticas e culturais envolvendo a universidade e a comunidade na produção do espaço, na construção da cidadania e na socialização do saber, na lógica da globalização que interfere na formação e na organização do espaço social e econômico.

Beneficiário
O projeto contemplará a comunidade de Alfenas e região.