PROJETO CÃOTERAPIA

Apresentação
O Projeto Cãoterapia é um projeto filantrópico, direcionado aos idosos asilados, crianças com deficiências (ressaltando os com síndrome de Down) e crianças com câncer. Visa a interação entre o animal e os humanos, promovendo benefícios para ambas as partes. Para os humanos sabe-se dos benefícios na saúde fisiológica e psicológica. Promovendo menor incidência às doenças, diminuindo reações típicas de estresse, maior bem estar psicológico, e aumento do cuidado pessoal e auto-estima. Espera-se que haja uma interação positiva entre os animais utilizados nas visitas e os idosos e crianças contemplados nesse projeto, promovendo benefícios na saúde e recuperação desses indivíduos.

Objetivos
O objetivo do Projeto Cãoterapia é promover benefícios físicos e mentais no público alvo do mesmo: - Benefícios físicos - Estabilização da pressão arterial - Melhorar a saúde cardiovascular - Promover um efeito calmante, através da liberação de endorfina - Diminuição da dor física geral - Aumentar a imunidade - Redução dos níveis de triglicérides e colesterol - Redução da quantidade de medicação utilizada - Estimular o exercício físico relacionado à mobilidade - Benefícios mentais - Promover o bem estar - Aumentar a auto-estima - Redução da depressão - Redução do sentimento de alienação - Incentivar a comunicação e socialização - Estimular a memória, mesmo após o término das sessões - Reduzir a ansiedade e o stress - Despertar o senso de responsabilidade - Estimular o contato físico

Justificativa
O apego emocional que temos com os cães é enorme. Há estudos que apontam que essa relação pode ser considerada como substituta àquelas que se têm com um cônjuge ou com os próprios pais. O cachorro parece suprir, em muitos casos, uma necessidade emocional. Ele pode ser uma fonte de segurança, e quando as pessoas se sentem ansiosas o cão pode ter um efeito calmante. Assim, a natureza do laço entre humanos e cães contém um forte elemento de segurança, podendo substituir a companhia de outro humano. A convivência entre os cães e seres humanos proporciona inúmeros benefícios, do ponto de vista fisiológico, por exemplo: reduz a incidência de doenças cardiovasculares, reduz os níveis de triglicérides, colesterol, pressão arterial, da freqüência cardíaca, da depressão, da dor, melhor recuperação e maior taxa de sobrevivência a infartos do miocárdio, aumenta a imunidade, diminuição do estresse, maior bem estar psicológico, maior taxa de recuperação de doenças psiquiátricas e aumento da auto-estima. Além disso, cães treinados têm sido amplamente utilizados na assistência de pessoas com deficiências e idosos. Pelo menos possuir um animal de estimação pode fazer muito bem a seu dono. O Projeto Cãoterapia vem servir de instrumento para auxiliar na recuperação e promoção do bem-estar de crianças e idosos pertencentes às instituições contempladas pelo projeto. Através de atividades com os cães, que terão duração de 2 horas, objetivando trabalhar o lado emocional, melhorar o humor e estimular o contato físico e a sociabilização.

Beneficiário
O público alvo: idosos exilados, crianças excepcionais e com câncer.