MESA-REDONDA: A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS NO DESENVOLVIMENTO DE BASES TECNOLÓGICAS EMPREENDEDORAS

Apresentação
A palavra empreendedorismo já se tornou modismo em diversos municípios do país, entretanto são poucas as ações perceptíveis para que a realidade empreendedora seja abrangente. Em nosso contexto, é de fundamental importância entender o significado dos termos. “Empreendedorismo” implica no estudo voltado para o perfil do empreendedor, suas habilidades e características, enquanto “Empreendedor” remete aquela pessoa inovadora, criativa e que assume riscos calculáveis. Apesar de Alfenas ser um polo universitário, possuir projetos voltados ao empreendedorismo e uma incubadora de empresas, nota-se que a inovação não chega as esferas públicas e privadas do município. Segundo a Junta Comercial de Minas Gerais, Alfenas possui mais de sete mil pessoas jurídicas, onde 97% destas são baseadas na economia tradicional, sem incremento à inovação. Esse evento pretende fomentar oportunidades para que nossa comunidade tenha um maior acesso á práticas empreendedoras e seja imersa na cultura de inovação.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Este evento (mesa-redonda) busca a retomada do debate com a academia e os rumos que se devem levar para que a cultura de inovação tecnológica e empreendedorismo no município de Alfenas possa ser fortalecida e transformada em ações concretas, e também destacar ao público docente e discente o seu papel de participação para essa nova realidade que não acontece apenas no município de Alfenas mas em várias partes do mundo.

Beneficiário
Corpo docente e discente de todos os cursos, por ser tratar de um tema pertinente em varias áreas de ensino e pesquisa e também participação da sociedade civil que interesse pelo tema por se tratar de um evento gratuito.