INFRAESTRUTURA VERDE: INTERFACE AMBIENTAL E URBANA

Apresentação
A vegetação tem um papel fundamental no meio urbano, não somente pelo encanto formado pelas suas paisagens mas também por fornecer a chave para enfrentar diversos problemas decorrentes de uma urbanização. A cobertura vegetação apresenta diversas contribuições para melhoria do ecossistema urbano, porém há um predomínio de intervenções realizadas sob o cânone do artificialismo. Os ciclos e processo naturais são alterados por uma série de ações, com diferentes graus de intensidade para adequar o ambiente as necessidades humanas. O projeto de extensão “Infraestrutura verde: interfaces ambientais e urbanas” é um projeto de educação ambiental que tem como intuito enfatizar como os problemas socioambientais têm como soluções a aplicação da Arborização Funcional, Agricultura verde e Urbanismo ecológico na arquitetura e urbanização das cidades com objetivo de promover melhor qualidade do ambiente, segurança alimentar e conservação dos recursos hídricos.

Objetivos
Promover a educação ambiental com a utilização de ferramentas inovadoras que proporcionem a sensibilização e percepção dos impactos que nossas atitudes podem influenciar para melhorar de forma sustentável o meio em que vivemos por meio de palestras, dinâmicas e atividades que contribuam para a formação socioambiental dos indivíduos relacionando a importância da vegetação na estrutura arquitetônica e urbanística de forma que possam através do conhecimento adquirido preservar e melhorar as condições do ambiente em que vivem.

Justificativa
Devido a importância levar à sociedade a reflexão de como nossas atitudes e hábitos podem influenciar na melhoria do local onde vivemos e difundir a consciência e ações socioambientais que possam promover os diversos benefícios que a vegetação proporciona ao meio urbano como auxílio na alimentação da população, diminuição da poluição, controle do clima, conservação da água, redução da erosão, economia de energia, favorecimento da biodiversidade e qualidade das áreas de vivencia.

Beneficiário
O público alvo do projeto são todos aqueles inseridos no ambiente acadêmico – alunos, professores e servidores – assim como funcionários, educadores e alunos da Rede Pública de Ensino e suas comunidades vizinhas.