LIGA PIC – PROJETO DE EXTENSÃO

Apresentação
A LIGA PIC é uma liga acadêmica da UNIFAL que visa aprofundar o conhecimento dos acadêmicos sobre prática integrativa e complementares (PIC) em saúde da UNIFAL. A criação desta liga terá a finalidade, à partir do desenvolvimento das suas ações de pesquisa, ensino e extensão, identificar e capacitar os discentes da área de saúde com relação ao conhecimento das PIC. As atividades envolvem a criação do estatuto e a percepção dos acadêmicos sobre a PIC.

Objetivos
- Orientar os acadêmicos na criação de normas do estatuto da LIGA PIC - Orientar os alunos na criação diretoria executiva que será composta por presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretário e comissões científicas - Identificar as percepções dos acadêmicos dos cursos da área de saúde da UNIFAL sobre as PIC. - Capacitar os acadêmicos de saúde da saúde da UNIFAL-MG sobre as PIC.

Justificativa
As ligas acadêmicas proporcionam ao acadêmico a vivência com ensino, pesquisa e extensão, tendo a oportunidades de atividade de extracurricular (atividades didáticas, científicas, culturais e sociais), abrangendo sempre uma determinada área da saúde, visando seu aprendizado e desenvolvimento, sendo gerida pelos próprios estudantes, mas com orientação de docentes vinculados a instituições de ensino superior (PÊGO-FERNADES, MARIANI, 2011; FERREIRA et. al, 2008). Nelas, idealmente, os estudantes devem ter oportunidade de fazer escolhas de modo ativo e livre, ter iniciativas inovadoras, trocar experiências e interagir com colegas interessados nos mesmos assuntos e escolhidos por afinidade (TORRES, et.al., 2008). O Ministério da Saúde brasileiro publicou no Diário Oficial da União, em maio de 2006, a Portaria 971, que criou a Política Nacional (PN) de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS). A Política estabeleceu a implantação e implementação de ações e serviços no SUS, com o objetivo de garantir a prevenção de agravos, a promoção e a recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, além de propor o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde, contribuindo com o aumento da resolubilidade do sistema, com qualidade, eficácia, eficiência, segurança, sustentabilidade, controle e participação social no uso. O que evidencia a necessidade e importância da realização deste projeto. Outro motivo por parte dos alunos é de não ter este conteúdo do projeto pedagógico dos cursos da área da saúde da Unifal.

Beneficiário
As ações que serão promovidas pelo projeto beneficiarão diretamente os acadêmicos de diversos cursos da área da saúde, os quais terão oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na PIC.