DIÁRIO VIRTUAL: MEMÓRIAS DA PANDEMIA

Apresentação
O projeto “Diário Virtual: Memórias da Pandemia” faz parte de uma ação do Laboratório de História Pública e do Remadih do curso de História da UNIFAL e tem o objetivo de sistematizar e organizar o “Diário Virtual”, plataforma online e colaborativa que está sendo construído à partir dos depoimentos escritos e memórias da pandemia da Covid-19. Com a amplitude e importância que o projeto vem tomando junto à comunidade externa da Unifal, o intuito é também constituir um acervo documental sobre a pandemia, à partir dos registros textuais do Diário, que também recebe fotografias dos(as) sujeitos que se disponibilizarem a encaminhar. Todo o material recebido vem passando por uma comissão curatorial e a publicação dos relatos e fotos se acontece depois dessa decisão da comissão. Além disso, os usuários podem encaminhar seus relatos de maneira anônima e terá que concordar com a publicização do material encaminhado.

Objetivos
Constituir um acervo documental sobre a pandemia da Covid-19 na UNIFAL-MG. Capacitar e fomentar, através das práticas da história pública, a criação e o desenvolvimento de dispositivos interativos e tecnológicos, por meio dos esforços colaborativos entre os estudantes do curso de História envolvidos no projeto e a comunidade como um todo. Estabelecer as parcerias compartilhadas entre os estudantes do curso de História com o público externo à Universidade. Democratização do acesso ao conhecimento histórico e sua inserção em espaços públicos virtuais diversos.

Justificativa
Em diálogo com a Rede Brasileira de História Pública, este projeto justifica-se pela emergência do debate que envolve a circulação e troca de saberes acadêmicos com a produção do conhecimento advindos da sociedade como um todo e a busca para a democratização e acesso ao conhecimento histórico, produzido pelos agentes sociais diversos. Ao apontar que o(a) historiador(a) deve buscar a colaboração multiprofissional em suas pesquisas, Ricardo Santhiago (2018) nos apresenta a história pública como caminho para a busca do conhecimento acerca das linguagens e recursos para que os saberes históricos se amplifiquem. É nesse sentido que o trabalho participativo, colaborativo e feito em parceria ganha cada vez mais destaque com a História Pública. Desse modo, o trabalho colaborativo e as parcerias com os depoentes se farão no sentido de desenvolver as práticas da história pública. Em virtude da pandemia da covid-19, esse projeto torna-se urgente e necessário para estudantes, professores e demais servidores da Universidade, além de todo público externo que vêm acessando e disponibilizando seus relatos, como forma de compartilhamento de experiências, sentidos, medos e anseios. O projeto justifica-se também como estratégica didática-pedagógica para o ensino de História, para o a construção de acervos memoriais da pandemia e o retorno do conhecimento das áreas das Ciências Humanas para a Universidade, além da produção de dados de pesquisa. Em diversos locais do mundo, diferentes ações de museus, centros de pesquisas, sociedade civil e grupos dos movimentos sociais têm intensificado a construção dos acervos e registros desse momento histórico. Ao construir o Diário Virtual ligado à UNIFAL e à extensão universitária, pretendemos garantir que registros históricos sejam produzidos e memórias da pandemia sejam construídas para as futuras gerações.

Beneficiário
Estudantes, professores(as) e demais servidores e comunidade em geral.