CURSINHO POPULAR ÊXITO (ALFENAS)

Apresentação
O Projeto contemplará atividades educacionais, objetivando a preparação de jovens e adultos para a realização do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Essas atividades, a serem desenvolvida no campus Sede da Unifal-MG em Alfenas, visam atender estudantes de baixa renda oriundos de escolas públicas da Região de Alfenas.

Objetivos
1) Preparar jovens e adultos para a realização do Exame Nacional de Ensino Médio, atendendo estudantes oriundos de escolas públicas e da Educação de Jovens e Adultos (EJA); 2) Promover a integração dos estudantes nas diversas atividades na UNIFAL-MG; 3) Divulgar a UNIFAL-MG e seus cursos pela atividade extensionista; 4) Colaborar para construção de vínculos entre universidade e sociedade local por meio da ação de extensionista.

Justificativa
A perspectiva é atender jovens e adultos de baixa renda que estudaram ou ainda estudam em escolas públicas, tendo em vista que apenas 14% da população entre 18 e 24 anos de idade ingressam no ensino superior no Brasil. O acesso de estudantes oriundos de camadas populares a universidades públicas brasileiras tem, historicamente, despertado preocupações dos poderes governamentais e estudiosos do assunto. Nesse sentido, ressalta-se como justificativa os bons resultados apresentados pelas edições anteriores da proposta. Assim, o desenvolvimento dessa ação, como projeto de extensão, tem atendido as diretrizes da extensão universitária, de forma especial a que diz respeito ao impacto e transformação, atuando de forma transformadora da sociedade, contribuindo com o ingresso de estudantes oriundos de escola pública em uma universidade pública, colaborando com as políticas de inclusão e mudança social por meio da educação. A atuação da equipe pedagógica, as inter-relações estabelecidas com as ações realizadas nos três campi e o possível estabelecimento de parcerias com escolas públicas de Alfenas proporcionarão ao Projeto dimensões significativas de qualidade, oferecendo um quantitativo de vagas que buscará atender a demanda muito significativa da população a que se destina, gerando como consequência melhorias nas condições de vida da população. Torna-se relevante, portanto, a inserção desse Projeto em Alfenas.

Beneficiário
Os beneficiários do projeto são jovens e adultos de baixa renda egressos da Escola Pública que desejam realizar o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).