COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE

Apresentação
O projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde, vem desenvolvendo suas atividades desde 2015 e se pauta na necessidade atual de produção de conteúdo em saúde para a rede mundial de computadores e para mídias tradicionais, que seja baseado em evidência científica. Informações em saúde serão comunicadas de forma objetiva e simples, possibilitando a utilização das mesmas por qualquer pessoa. Associado a esta necessidade o projeto também será um meio no qual os alunos participantes desenvolverão a competência de comunicação, elencada internacionalmente como um dos domínios essenciais do profissional para a promoção da saúde no nível individual, familiar e coletivo. Por fim, em cada ação de comunicação também será divulgada a Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG.

Objetivos
- Produzir conteúdo em saúde, baseado em evidencias científicas, em formato adequado para ser veiculado na rede mundial de computadores por meio de portais, páginas e redes sociais; - Produzir conteúdo em saúde em formato para impressão, a ser utilizado em ações presenciais de educação em saúde, em datas comemorativas da saúde, de acordo com a definição do Ministério da Saúde, adaptados com informações que levem em conta o contexto regional no qual a UNIFAL-MG está inserido; - Desenvolver a competência de comunicação oral e escrita dos participantes do projeto, tendo em vista a sua aplicabilidade na promoção da saúde; - Divulgar as várias frentes de atuação do Enfermeiro, com enfase na promoção da saúde, dando maior visibilidade e reconhecimento social ao profissional; - Realizar ações presenciais de educação em saúde, quando estas forem solicitadas ao Curso de Enfermagem pela comunidade em geral, associações ou empresas; - Promover a divulgação da Liga de Atenção Primária a Saúde - LIGAPS e do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG.

Justificativa
Este projeto justifica-se em três frentes: a) o cenário atual de acesso a informação, no qual são veiculadas todos os dias pelos mais diferentes meios de comunicação, muitas interpretações erradas de pesquisas científicas, bem como informações desprovidas de comprovação, em matérias não preparadas por profissionais de saúde. Estas informações podem colocar em risco a saúde das pessoas e perpetuar crenças inadequadas; b)a necessidade de desenvolver no aluno de graduação em Enfermagem a competência da comunicação para a promoção em saúde; c) a importância em divulgar a Liga de Atenção Primária a Saúde - LIGAPS e o Curso de Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG.

Beneficiário
Toda a população da região de influencia da UNIFAL-MG que tenha acesso à rádio, à televisão, à mídia impressa, as redes sociais e à rede mundial de computadores. Trabalhadores de empresas de Alfenas e Região.