CURSO DE IDIOMA ESPANHOL BÁSICO

Apresentação
O Curso de Idioma Espanhol Básico: No principio era o verbo, foi pensado com a ideia de que o estudo da língua espanhola pode e deve centrar-se na maravilha das palavras, sua capacidade de nomear o mundo e as diferentes situações de uso que tem esse idioma. O que se pretende é aprender e estudar o aspeitos básicos do idioma espanhol falando das coisas e as situações cotidianas do mundo real, e abordando as categorias gramaticais da língua espanhola falando a propia língua. De essa maneira há de prever-se que os discentes poderão comprender que o espanhol pode ser estudado a partir das referências do mesmo mundo em que nos movemos quando falamos, quando lemos, quando fazemos nossas atividades e quando escrevemos. O curso é dirigido a qualquer pessoa que pretenda aprender de jeito simple os atos de fala mais usados nesta língua e suas fundamentais categorias gramaticais. O pessoal não precisa ter conhecimento prévio do idioma espanhol só precisa estar interessado em aprender.

Objetivos
Capturar as ideias principais dos mensagens, anúncios e textos curtos, claros e simples como os informativos, instrutivos e textos narrativos e descritivos no presente, passado e futuro. Ler textos curtos e simples aplicando diferentes estratégias para alcançar a compreensão e interpretação que o discente precisa. Dar informações específicas e previsíveis numa conversa simple e cotidiana, o um diálogo laboral em presente passado e futuro.

Justificativa
Devido à sua crescente presença nos centros de estudos latinoamericanos e nos cursos de Letras, o espanhol se tornou numa língua muito aprendida e procurada. Atualmente, o espanhol é a terceira língua mais usada na internet depois do inglês e do mandarim. É também a segunda língua mais estudada e a segunda língua de comunicação internacional, depois do inglês, em todo o mundo. A influenca da literatura escrita no mundo hispânico têm contribuído significativamente para o crescimento da aprendizagem de espanhol como língua estrangeira em todo o mundo, por isso é importantíssimo criar ambientes de aprendizagem sistemático desse idioma. Esse curso de Espanhol procura oferecer ferramentas básicas para atender as necessidades comunicativas deste novo século. O ensino de espanhol como língua estrangeira também se faz necessário no Brasil por estarmos vivendo o processo de globalização e por haver uma crescente busca pelo idioma espanhol. Nesse curso, o processo de ensino-aprendizagem será motivador, cheio de prazeres e lúdico, para que os alunos possam criar situações que se relacionem com as experiências reais de contato com a língua, permitindo levar além a experimentação linguística.

Beneficiário
comunidade acadêmica da UNIFAL e público externo