LIGA DE ANATOMIA APLICADA A MEDICINA DA UNIFAL (LAAMU)

Apresentação
A LIGA DE ANATOMIA APLICADA A MEDICINA DA UNIFAL (LAAMU) pretende realizar ações para promover conhecimento da Anatomia aplicada a medicina, no aspecto clínico e cirúrgico e outras atividades por meio de promoção de aulas, debates, palestras, seminários e cursos em calendário a ser estabelecido no início de cada ano a serem realizado na UNIFAL-MG e em escolas após contato e parcerias. A LAAMU busca desenvolver as habilidades ligadas à pesquisa e à investigação científica e à às práticas profissionais de seus membros. Logo, realizar junto à comunidade projetos sociais e educativos referentes ao corpo humano com o intuito de promover a divulgação do conhecimento de anatomia.

Introdução
A LIGA DE ANATOMIA APLICADA A MEDICINA DA UNIFAL (LAAMU) trabalhará conteúdos fundamentais para a consolidação e o aprimoramento da formação médica. A inter/transdisciplinaridade será o balizador das atividades efetivadas por esta instituição de modo a proporcionar a formação de um profissional humanizado, ético e idôneo. A LAMMU realizará encontros semanais para discussão teórica de temas acerca da anatomia humana, buscando associá-lo às várias situações do cotidiano profissional da área da saúde, aulas teóricas com enfoques pedagógicos, éticos, humanizadores, de modo a contribuir para ampliação da capacidade de entendimento da totalidade do que é o ser humano. Além disso, serão propostas atividades práticas que proporcionem a ampliação e consolidação do saber anatômico contribuindo para o aperfeiçoamento das práticas diagnósticas destes profissionais. Sem dúvida anatomia é uma das matérias de maior relevância no curso de medicina. Desta forma, trocar conhecimentos referentes ao corpo humano é indispensável para a formação dos futuros médicos, além de propiciar um contato precoce com a comunidade, pois trata-se de uma liga que permitirá o ingresso de alunos desde o primeiro ano do curso médico. Os membros da LAAMU, após sua criação, realizarão visitas às escolas e após contatos com professores de biologia agendam as aulas práticas de anatomia na UNIFAL-MG. As aulas práticas nos laboratórios são organizadas e ministradas pelos acadêmicos da Liga sob orientação do docente responsável. Os visitantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos referentes ao corpo humano, uma oportunidade que só existiria após o ingresso em uma universidade, que não é realidade de todos os alunos. Deste modo ocorrerá a aproximação de escolas públicas com o meio acadêmico o que irá incentivar o interesse em uma futura graduação na área de saúde, além estimular os acadêmicos a elaborar um evento e transmitir conhecimentos por eles adquiridos a outros estudantes.

Objetivo Geral
Visamos levar aos acadêmicos do curso de medicina uma maior integração da disciplina de anatomia humana à temas pertinentes e atuais para a formação de um médico que exerce integralmente seu papel social. Trabalhando não somente aspectos técnicos que visam um aprendizado teórico e a prática clínica, mas também a discussão de temas que poderão ser levados para a sociedade em geral, promovendo a edu

Objetivos Específicos
1. Proporcionar a seus integrantes o estímulo necessário para a produção científica na área de Anatomia Humana em suas múltiplas interfaces. 2. Proporcionar aos seus integrantes atividades didáticas extracurriculares através da leitura de textos e participação de debates e seminários promovidos por professores, médicos, residentes, monitores, pós-graduandos ou pelos seus integrantes, visando o aprimoramento de docentes e discentes. 3. Organizar palestras, encontros científicos, exposições de trabalhos, programas educativos e campanhas sobre Anatomia Humana para seus membros e comunidade externa à Universidade através das várias mídias. 4. Oferecer aos seus membros participantes condições na prática e aprendizado da Anatomia Humana, promovendo o desenvolvimento técnico-científico tanto da disciplina quanto do futuro profissional da saúde. 5. Promover integração entre anatomia humana e a prática médica, através discussões anatomoclínicas. 6. Manter intercâmbio científico e associativo com outras instituições; 7. Promover a integração entre o sistema de ensino Universitário e a sociedade, através do relacionamento entre estudantes, docentes e a comunidade. 8. Participar de discussões anátomo-clínicas de casos promovidas pela coordenação da LAAMU. 9. Aproximar a comunidade do estudo da Anatomia, ministrando aulas sobre o tema em colégios e escolas técnicas; afim de esclarecer eventuais dúvidas sobre o funcionamento das ciências da saúde. 10. Expor visitas de colégios e escolas técnicas a UNIFAL-MG ministrando aulas teórico-práticas sobre os sistemas do corpo humano. Através destas ações incentivas nos diferentes públicos o interesse pela universidade e pela graduação. 11. Os extensionistas realizarão visitas às escolas e após contatos com professores de biologia agendam as aulas práticas de anatomia no Centro Anatômico I. As aulas práticas nos laboratórios são organizadas e ministradas pelos acadêmicos da Liga sob orientação do docente responsável.

Justificativa
A ação de Extensão justifica-se pelo entendimento da necessidade da extensão no estudo da anatomia humana, não bastando o ensino e a pesquisa, aplicada com teoria e prática. A LAAMU vivenciará um momento ímpar, sendo a primeira liga relacionada ao tema nessa universidade. Esse contexto determina e ratifica a necessidade da Ação de Extensão como parte da proposta ementada LAAMU. A Extensão como parte do projeto de Liga também pode ser justificada pela necessidade de expandir os campos do conhecimento gerado no Ensino e, principalmente, na Pesquisa. Não é o mero conhecimento do corpo, mas o saber do corpo do indivíduo vivo, objeto do conhecimento a ser difundido a partir da 'melhor morada': O Corpo Humano.

Beneficiário
Acadêmicos do curso de medicina e membros da comunidade, em especial escolares.