OCLUSÃO E DESORDENS TEMPOROMANDIBULARES

Apresentação
O Projeto de extensão OCLUSÃO E DESORDENS TEMPOROMANDIBULARES será desenvolvido pela disciplina de Oclusão da Faculdade de Odontologia e colaboradores, visando criar um programa de atendimento à pacientes portadores de disfunções do sistema estomatognático, dar subsídio teórico-prático aos seus participantes quanto ao diagnóstico, conduta e proservação dos pacientes, fomentar e discutir atualidades da literatura científica da área. O projeto ainda busca criar um banco de dados que permita o desenvolvimento de novas pesquisas relacionadas.

Introdução
A oclusão é disciplina chave na ligação entre todas as especialidades odontológicas. O aprofundamento nos conceitos permite ao estudante uma visão abrangente, favorecendo o diagnóstico. As desordens temporomandibulares apresentam incidência elevada na população, sendo necessária atenção especial e cuidadosa. A ação será desenvolvida na universidade através da participação de alunos graduandos em odontologia, com o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas tais como: seminários, discussão de artigos, aulas teóricas e práticas, além do atendimento de pacientes, realização de pesquisas, entre outras atividades. Tais ações enriquecem a formação do odontólogo e propiciam interação com a comunidade local, a qual se beneficia com os esclarecimentos a respeito das DTM´s, prevenção e tratamentos conservadores.

Objetivo Geral
Realização de ações que fomentem conhecimentos teóricos e práticos de oclusão e DTM´s pelo estudante de odontologia e cirurgião-dentista. Promoção de atendimentos à população.

Objetivos Específicos
Capacitar o estudante de odontologia para identificar desordens oclusais e desordens temporomandibulares, orientar na prevenção e ações terapêuticas conservadoras.

Justificativa
O estudo e tratamento em oclusão e das DTMs têm vasto espaço na odontologia. Pois tratam de problemas significativos na população em geral e estão relacionados às estruturas tratadas pelos dentistas. Se os sinais e sintomas da disfunção mastigatória são comuns na população como um todo, então o problema das DTMs torna-se importante e deve ser abordado. O projeto busca levar e discutir o conhecimento com os participantes e capacitá-los a abordagem dos pacientes.

Beneficiário
O projeto beneficiará os graduandos em odontologia na formação complementar ao conteúdo do curso de graduação. Beneficiará também a população local e regional com a orientação e tratamentos conservadores das DTMs.