CICLO DE FORMAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA

Apresentação
Este ciclo de formação, promovido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha, tem como proposta promover a formação de estudantes do campus de Varginha, no que se refere às temáticas relacionadas à economia solidária. Estes cursos visam a formação dos discentes do campus Varginha, mas também como forma de preparação para as atividades desenvolvidas pela ITCP/UNIFAL - MG. Neste intuito, serão ministradas quatro oficinas, com duração de três horas cada. É importante destacar que estas oficinas estão diretamente relacionado ao processo contínuo de formação da ITCP/UNIFAL - MG, bem como ao fortalecimento e disseminação da Economia Solidária.

Introdução
Os problemas sociais e econômicos vividos pelo país nas ultimas décadas fizeram da questão da geração de trabalho e renda uma prioridade cujo enfrentamento tem se tornado inadiável. Esta, sem dúvida, uma política pública social que traz consigo uma enorme complexidade em sua concepção e no encaminhamento de soluções. Sua centralidade se revela cada vez mais pelos problemas decorrentes da marginalização de um grande contingente de trabalhadores que não têm acesso a produtos e serviços básicos que garantem sua sobrevivência e de suas famílias. Tipicamente, esta não é uma política pública de responsabilidade exclusiva do Estado. Todos os setores da sociedade se veem na contingência e na obrigação de buscarem soluções e de tomarem a questão como um desafio nacional. É nesta conjuntura que se apresentam as possibilidades da Economia Solidária: buscar alternativas que rompam os mandatos da economia capitalista convencional e ponham os trabalhadores como gestores das organizações onde eles produzem e geram riqueza. A Economia Solidária, para Arruda (2003), se baseia no humanitário e no cooperativo, tendo como valor fundamental a solidariedade. Para este autor, a economia solidária objetiva constituir uma nova forma de pensar o ser humano como um todo, uma nova economia e um novo mundo (ARRUDA, 2000). “[...]Economia solidária é uma alternativa ao capitalismo. A economia que nós precisamos está começando a ser construída em muitos espaços no Brasil. É a economia em que o valor central não é mais o capital, mas sim o ser humano, a sua capacidade criativa, o seu conhecimento, o seu trabalho [...]” (ARRUDA, 2000, p.11) Para que esta alternativa não se torne mais um modismo passageiro e paliativo é que as Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - ITCPs foram criadas e devem ser mantidas. Estas se apresentam como agentes de um processo educativo para a cooperação e a autogestão, constituindo-se como projetos, programas ou órgãos das universidades com a finalidade de dar suporte à formação e ao desenvolvimento de cooperativas populares e da economia solidária. A ITCP/UNIFAL – MG é um programa de extensão, que existe desde 2010, e vem desenvolvendo ações de incubação de grupos, de formação continuada dos membros da ITCP/UNIFAL – MG, de difusão dos princípios e práticas da economia solidária e de consolidação do Clube de Trocas. Neste contexto, este ciclo de formação visa atuar nessa proposta de formação contínua dos membros da ITCP/UNIFAL – MG e de difusão dos princípios e práticas da economia solidária, apresentando-se como um marco importante para os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelo programa no âmbito da UNIFAL – MG, Campus Varginha.

Objetivo Geral
Realizar um ciclo de oficinas acerca das temáticas relacionadas à Economia Solidária.

Objetivos Específicos
- Proporcionar a comunidade acadêmica o conhecimento acerca da temática da Economia Solidária;  Estimular a interação entre os estudantes, professores, pesquisadores e membros de empreendimentos de Economia Solidária;  Proporcionar a possibilidade de produção do conhecimento aos participantes;  Proporcionar aos participantes um momento de formação e interação com demais atores da Economia Solidária;  Propiciar discussões, reflexões e formações a todos os participantes;  Propiciar espaço de formação para atuação das ITCP’S.

Justificativa
Sendo a ITCP/UNIFAL – MG é um programa de extensão, que existe desde 2010, e que vem desenvolvendo ações de incubação de grupos, de formação continuada dos membros da ITCP/UNIFAL – MG, de difusão dos princípios e práticas da economia solidária, esta proposta se justifica, uma vez que irá contribuir na formação contínua dos membros da ITCP/UNIFAL – MG e de difusão dos princípios e práticas da economia solidária, não somente para os membros da incubadora e dos empreendimentos incubados, mas também para toda a comunidade acadêmica.

Beneficiário
Discentes da UNIFAL - MG, membros dos empreendimentos incubados pela ITCP/UNIFAL - MG, discentes e docentes do campus de Varginha.