LAGO - LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Apresentação
A Liga acadêmica de ginecologia e obstetrícia pretende realizar ações, que visem a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, desta especialidade médica, pelo estudante de medicina. O médico(a) generalista necessita ter conhecimentos gerais sólidos de ginecologia e obstetrícia para tratar, orientar e encaminhar a população sob sua responsabilidade. A Liga de Ginecologia e Obstetrícia tem como objetivo de trabalhar na prevenção e no diagnóstico das patologias ginecológicas e obstétricas, buscando aprimorar a capacidade do aluno, procuraremos identificar a necessidade de saber e ajudá-lo a adquiri-lo.

Introdução
A Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) foi fundada oficialmente em 12 de março de 2015, doravante denominada LAGO-UNIFAL, sendo uma entidade sem fins lucrativos, filiação política e religiosa, tendo como premissa duração indeterminada, sob a supervisão da Coordenadoria de Extensão e Ligas Médicas do Centro Acadêmico Evelise Aline Soares (CAEAS) e do Colegiado do Curso de Medicina. A finalidade da LAGO-UNIFAL é estreitar os laços de estudantes universitários do curso de Medicina, em relação à área de Ginecologia e Obstetrícia, visando ações de ensino, pesquisa, extensão e promoção da saúde.

Objetivo Geral
Promoção de ações que visem a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos da atenção à saúde da mulher pelo estudante de medicina e médico generalista. Promoção de ações, que visem a disseminação da atenção à saúde ginecológica e obstétrica, entre professores de educaçãofundamental e ensino médio

Objetivos Específicos
Capacitar o estudante de medicina na identificação, prevenção e orientação educacional e terapêuticas ginecológicas e obstétricas mais prevalentes na comunidade. Capacitar o estudante de medicina na identificação, prevenção e orientação educacional e terapêuticas de patologias ginecológicas e obstétricas

Justificativa
A ginecologia e obstetrícia é uma especialidade relacionada diretamente a atenção básica da saúde da mulher. Atende desde a infância até a senilidade .Executa atendimentos clínicos, procedimentos cirúrgicos e exames complementares, Existe grande demanda para formação do médicogeneralista com sólida base em ginecologia e obstetrícia.

Beneficiário
Acadêmicos do curso de medicina e a população de Alfenas.