ÁGUA É VIDA

Apresentação
O projeto de extensão Água é vida iniciou sua atividade em agosto de 2015 pela inauguração no setor de hidroterapia e através desta inauguração idealizou a realização deste projeto. Este projeto atualmente está vinculado ao programa Prática Integrativa e Complementar em Saúde da Unifal-MG e tem como parceiro a PROGEPE, Prefeitura Municipal de Alfenas. Ele tem como finalidade o aprimoramento, melhora da atividade física, qualidade de vida e flexibilidade da comunidade interna e externa. Água é vida busca a partir dos desenvolvimentos de suas ações de pesquisa, ensino e extensão uma contribuição positiva para a saúde, melhora do nível de condicionamento, melhora na qualidade de vida e flexibilidade. Espera-se também como resultado apresentação de trabalhos em eventos científicos e de extensão.

Introdução
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como um estado de completo bemestar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. Gozar do melhor estado de saúde que é possível, constitui um dos direitos fundamentais de todo o ser humano, sem distinção de raça, de religião, de credo político, de condição econômica ou social. A saúde pode ser analisada nos três planos ou dimensões: a saúde física, saúde mental e social. Os três planos pode ser conseguida através da promoção de saúde, onde o mistério da saúde preconiza os benefícios da promoção podem ser atingidos através da dieta balanceada associada à prática regular e moderada de atividade física. A promoção de saúde pode ser realizada através de ações individuais ou coletivas, além das ações por parte das organizações e do governo (NAHAS e GARCIA, 2010). Os benefícios da prática regular de atividade física têm sido investigados em diferentes contextos: a prevenção contra diabetes (Wong, et al, 2013), no controle da depressão (STUBBS, et al., 2015), na melhora da função cognitiva (COX, et al., 2015). Também existem os benefícios fisiológicos como a diminuição da pressão arterial, controle do peso corporal, aumento da densidade óssea e resistência física, melhora da força muscular e da mobilidade. Citam-se os benefícios psicológicos como melhora da auto-imagem, et al., 2002). Allsen et al. (2001) destacam os benefícios proporcionados por um programa de atividade física, dentre eles estão: aumento da resistência aeróbia; melhora da capacidade funcional; melhora da força e flexibilidade muscular e articular; redução da massa corporal; retarda o processo fisiológico de envelhecimento. A prática de atividade física torna-se bastante importante neste contexto e a realização em meio aquático é considerado outro fator primordial, devido aos princípios da hidrostática, hidrodinâmica e a fisiologia de imersão. As propriedades da água são ideais para alcançar objetivo terapêutico em um ambiente seguro e efetivo (CAMPION, 2002). Alguns autores examinaram os efeitos de um programa de condicionamento físico realizado em solo e em piscina aquecida, e verificaram melhora dos sintomas, especialmente da fadiga, além de alcançarem um bem-estar geral (JENTOFT et al., 2001).

Objetivo Geral
Desenvolver ações de promoção e prevenção em saúde por meio de exercícios físicos em piscina terapêutica comunidade interna e externa

Objetivos Específicos
- Determinar o nível de atividade física e a qualidade de vida da comunidade interna e externa e realizar orientações quanto à importância da atividade física para saúde. - Verificar que a idade correlaciona com nível de atividade física através deste resultado será realizado orientações sobre a atividade física. - Oferecer ambiente de geração de conhecimento propício para a formação de estudantes de graduação como também conhecimento para comunidade externa.

Justificativa
A inatividade física é o quarto fator principal de risco para mortalidade em todo o mundo (OMS) que acarreta o aumento do risco cardiovascular, obesidade, acidente vascular encefálico, diabetes, depressão e demência (Pratt et al., 2014; Blondell et al., 2014; Lee et al., 2012). A população em geral reduz a atividades físicas quer seja na forma de esportes ou na execução de atividades do dia-a-dia o que contribui para agravar o comprometimento do sistema musculoesquelético.

Beneficiário
Serão beneficiados pelas ações do Projeto comunidade interna e externa.